FAMOSO: Santuário de Aparecida ganha novos mosaicos e deve aumentar número de visitas

Os coloridos mosaicos que agora decoram a fachada Norte do Santuário de Aparecida prometem revolucionar o roteiro da visita feita por mais de onze milhões de romeiros a cada ano

FAMOSO: Santuário de Aparecida ganha novos mosaicos e deve aumentar número de visitas

Foto: Divulgação

Obra de maior impacto já feita no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a decoração com mosaicos que cobrem três faces da Fachada Norte foi inaugurada oficialmente no último final de semana e deve se tornar a segunda maior atração do destino de turismo religioso mais visitado do Brasil e um dos mais visitados do mundo.
 
Destino turístico religioso mais visitados do que a maioria dos estados brasileiros, o Santuário foi visitado por 11.963.635 peregrinos em 2019. Mesmo com o severo impacto da pandemia de coronavírus em 2020, o número de visitantes chegou a 3.371.127 pessoas. Com o início da vacinação e flexibilização dos protocolos sanitários, esse total chegou a 5.014.815 em 2021 e deve alcançar marca ainda melhor em 2022.
 
Os mosaicos da Fachada Norte
 
Ocupando uma área de 3.840 m², a enorme obra inaugurada na última semana abrange 24 cenas retiradas entre as mais significativas do Livro do Êxodo e cuidadosamente escolhidas pelo autor, o padre Marko Rupnik, considerado o principal artista sacro da atualidade.
 
Voltada para a cidade de Aparecida, a Fachada Norte foi a primeira a ser completada no Santuário, em 1955, e agora também é a primeira das quatro fachadas a serem revestidas com mosaicos, conforme o projeto batizado de “Jornada Bíblica”.
 
É nessa mesma face do Santuário de Aparecida que ficam outras atrações como a Torre Brasília, o Museu Nossa Senhora Aparecida, o Mirante, a Capela das Velas, o Campanário e o acesso à Passarela da Fé, que liga o Santuário à Basílica Velha, no centro da cidade.
 
Como o restante do Santuário, inicialmente suas paredes eram apenas de tijolos e depois foram revestidas de tijolinhos cerâmicos. Para que pudessem receber os mosaicos, eles tiveram de ser cobertos com argamassa, de forma a criar uma superfície plana onde os painéis de mosaico importados da Itália pudessem ser aplicados.
 
 
Depois do término das obras nessa fachada, provavelmente no início de 2023, serão revestidas a Fachada Leste, cujo tema será o Livro do Gênesis e a Fachada Oeste, cujo tema será o Livro do Apocalipse. (Crédito: Santuário Nacional – divulgação)
 
Projeto “Jornada Bíblica”
 
O ambicioso projeto “Jornada Bíblica” prevê que cada uma das quatro fachadas tenha um tema, somando 110 cenas diferentes, numa verdadeira aula bíblica. Com a entrega da Fachada Norte, cujas vinte e quatro cenas representam o Êxodo do Povo de Deus. a próxima receber mosaicos será a Fachada Sul, voltada para o Centro de Apoio ao Romeiro, cujos tema será “A Páscoa de Cristo”.
 
Depois do término das obras nessa fachada, provavelmente no início de 2023, serão revestidas a Fachada Leste, cujo tema será o Livro do Gênesis e a Fachada Oeste, cujo tema será o Livro do Apocalipse.
 
Os mosaicos foram concebidos pelo padre Marko Ivan Rupnik, sacerdote jesuíta considerado o principal artista sacro da atualidade e autor de mais de 200 obras sacras em mosaico, espalhadas pelos cinco continentes.
 
Entre as suas obras mais conhecidas estão da Capela Redemptoris Mater, no Vaticano; a da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Lourdes, na França; a da Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, em Portugal; a do Santuário de São Pio de Pietrelcina, em San Giovanni Rotondo, na Itália e a do Santuário de São João Paulo II, em Cracóvia, na Polônia.
 
Todos os seus mosaicos são criados e produzidos no Centro Aletti, instituição dirigida por ele em Roma, na Itália, que reúne religiosos e artistas de diversas nacionalidades.
 
Foi uma equipe vinda do Centro Aletti e formada por de 26 artistas de 10 diferentes nacionalidades que se somou ao padre para aplicar os mosaicos importados da Itália à Fachada Norte do Santuário de Aparecida.
Direito ao esquecimento

Em qual desses quatro pré-candidatos você votaria se as eleições fossem hoje?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS