A Amazônia não cansa de surpreender. Além de todos os encantos naturais e gastronômicos, uma atração diferente está encantando turistas que visitam o Norte do país. Nos dias 5 e 6 de março a cidade de Belém (PA) recebe mais uma edição do Street River Amazônia. A iniciativa, apoiada pelo Ministério do Turismo, oferece passeios gratuitos pela Galeria Fluvial na Ilha do Combu, onde é possível admirar a arte a céu aberto, ou melhor, “à floresta aberta”.
A Ilha do Combu, localizada a vinte minutos de barco do centro de Belém, é um importante ponto turístico e recebe visitantes do mundo inteiro que buscam contato com as belezas naturais da Amazônia e com a gastronomia regional. Durante o trajeto feito de barco, o verde da mata ganha ainda mais vida com o colorido da arte pintada nas fachadas das casas ribeirinhas, resultado das intervenções em grafite no estilo “Street Art” de artistas amazonenses e de outros estados.
“Este projeto é um exemplo de que o turismo e a cultura podem transformar vidas, lugares e comunidades. Ele promove a valorização do povo ribeirinho enquanto movimenta o turismo na região”, desta o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
O projeto teve início quando o artista Sebá Tapajós pintou, em 2015, as primeiras cinco casas da ilha. Ao transformar palafitas em obras de arte, o Street River chama a atenção para a vida do povo ribeirinho e traz visibilidade para a preservação da Amazônia, dos seus rios e da sua cultura.
O passeio guiado ainda promove a inclusão, com profissionais treinados para atender pessoas idosas, com deficiência auditiva e visual ou com mobilidade reduzida. Serão disponibilizados intérprete de libras com tradução simultânea dos guias e artistas convidados e audiodescrição ao vivo.
A iniciativa é gratuita, mas é necessário reservar ingresso pelo site Sympla para agendamento de horário. A organização do Street River também pede a doação de 1kg de alimento não perecível para distribuição à comunidade no final do evento. Clique
AQUI para garantir o seu ingresso.