ATÉ DIA 25: Aberta consulta para o Programa Nacional de Turismo Gastronômico

Texto ficará disponível para contribuições da sociedade pelo período de 10 dias

ATÉ DIA 25:  Aberta consulta para o Programa Nacional de Turismo Gastronômico

Foto: Divulgação

Foi aberta consulta pública sobre o Programa Nacional de Turismo Gastronômico do país. Durante 10 dias, a população poderá contribuir com sugestões ao documento elaborado de forma participativa com o apoio de consultoria especializada via UNESCO e a colaboração de gestores públicos federais, estaduais e municipais, acadêmicos, profissionais de turismo gastronômico e especialistas em turismo e gastronomia de todas as unidades da federação. As contribuições poderão ser feitas até o dia 25 de fevereiro neste LINK.
 
Além da apresentação da metodologia e da contextualização da relevância e dos potenciais do turismo gastronômico no Brasil e no mundo o documento apresenta a missão, objetivos, premissas, públicos, posicionamento, mapa estratégico e recomendações para a gestão do Programa.
 
Na última semana, o texto preliminar do Programa foi apresentado para especialistas em turismo e gastronomia de todo o Brasil. “Temos um potencial inigualável no campo do turismo gastronômico, com sabores únicos, e o Ministério do Turismo tem trabalhado arduamente para garantir o fortalecimento deste segmento, impulsionando a nossa economia”, avaliou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
 
No Brasil, a gastronomia movimenta cerca de R$ 250 bilhões por ano, segundo cálculos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), e é um dos itens mais bem avaliados por estrangeiros em visita ao Brasil: 8 em cada 10 turistas internacionais aprovaram a gastronomia brasileira em 2019, segundo estudo realizado pelo Ministério do Turismo com visitantes internacionais (Demanda Turística Internacional). Este fato, por si só, já demonstra o potencial do Brasil para atração de mais estrangeiros no cenário pós-pandemia.
 
TURISMO GASTRONÔMICO - A cidade de São Paulo acaba de ser eleita o sétimo melhor destino gastronômico do mundo no ranking do prêmio Traveller’s Choice, do site de viagens Trip Advisor, sendo o único destino sul-americano na seleta lista. A posição deixou a capital a frente de destinos como Nova York, Singapura e Lisboa.
 
De forma a impulsionar o turismo gastronômico, em 2020, o Ministério do Turismo e o Instituto Federal do Brasil firmaram um acordo para o desenvolvimento do projeto “Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil”. O MTur também contratou, em parceria com a Unesco, uma consultoria para apoiar a formulação de ações e estratégias voltadas ao desenvolvimento do turismo gastronômico no país, que segue em andamento.
Direito ao esquecimento

Em qual desses quatro pré-candidatos você votaria se as eleições fossem hoje?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS