RONDÔNIA: Sebrae aposta no turismo como modelo de desenvolvimento

Atividade vem sendo trabalhada pela entidade há anos, sempre com objetivo de apoiar os pequenos negócios do setor

RONDÔNIA: Sebrae aposta no turismo como modelo de desenvolvimento

Foto: Divulgação

Um dos setores que mais geram negócios e impulsionam emprego e renda, o turismo tem sido uma das apostas do Sebrae em Rondônia como vetor de desenvolvimento. Além de capacitar os donos de pequenos negócios que atuam na atividade, a entidade tem sido grande parceira de iniciativas que promovam o desenvolvimento do turismo em Rondônia.
 
Além de debater os desafios e oportunidades do turismo na região durante a Agrolab Amazônia em 2021, o Sebrae vem apoiando os planejamentos estratégicos em parceira com o Conetur – instância de governança que tem a Fecomércio/RO como grande mobilizadora –, com as iniciativas do governo do Estado, via Setur, e com diversas prefeituras municipais, como, no caso de Porto Velho, através da Semdestur, com a elaboração do Plano Municipal de Turismo da capital.
 
O turismo é um importante transformador de economias e sociedades, promove inclusão social e gera oportunidades de emprego e renda. A partir dessa premissa, torna-se fundamental o investimento no setor e em estratégias assertivas para o real desenvolvimento da atividade no Estado.
 
Somente conectando os atores da cadeia produtiva do turismo, isto é, fortalecendo a governança, onde todos estão juntos em um só propósito, é que poderemos avançar. Neste sentido, o Sebrae, através do programa Cidade Empreendedora, tem envidado esforços, especialmente nos últimos anos, para fortalecer não apenas a governança, mas já avançando com estudos e pesquisas que serão de grande valia para o desenvolvimento do turismo nos territórios”, disse Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia.
 
Meeting de Turismo da Amazônia - Integração Turística
 
Em parceria com a Fecomércio de Rondônia, o 1º Meeting Internacional de Turismo da Amazônia debateu a integração turística da região, uma estratégia mais adequada para o desenvolvimento regional da atividade. Com debatedores e painelistas de relevância regional, nacional e internacional, foram abordados gargalos regionais e suas soluções, num grande e rico debate entre diversos entes da cadeia produtiva do turismo na região amazônica.
 
Além disso, o Sebrae em Rondônia desenvolve discussões no projeto Lider (Liderança para o Desenvolvimento Regional), onde são selecionadas lideranças políticas, empresariais e do terceiro setor de um território com diversos municípios para construir um plano de desenvolvimento regional. Não é raro que os líderes identifiquem o turismo como mola propulsora de desenvolvimento regional.
 
Para Daniel Pereira, diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, o Turismo pode ser grande modelo gerador de oportunidades: “É uma atividade que impacta positivamente dezenas de outras subatividades, gerando um grande círculo virtuoso de negócios. O Sebrae, via o programa Cidade Empreendedora, está se dedicando a apoiar a elaboração de Planos Municipais de Turismo visando institucionalizar o Turismo como Política de estado junto aos municípios”, disse ele.
 
Saiba mais sobre as ações do Sebrae, acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).
Direito ao esquecimento

Em qual desses quatro pré-candidatos você votaria se as eleições fossem hoje?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS