FACILIDADES: MTur disponibiliza três novos serviços digitais ao cidadão

Como parte do Plano de Transformação Digital da Pasta, solicitações referentes a direitos autorais agora serão feitas pelo Gov.br

FACILIDADES: MTur disponibiliza três novos serviços digitais ao cidadão

Foto: Divulgação

O Ministério do Turismo fechou o ano de 2021 com a disponibilização de mais três serviços digitais a fim de facilitar a vida do cidadão. A partir de agora, as solicitações relativas a direitos autorais de mediação e arbitragem, prestação ou retificação de contas e de retificação no cadastro de obras podem ser feitas de maneira prática e segura acessando o Gov.br.
 
A iniciativa foi colocada em prática pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Inovação do Ministério do Turismo, em parceria com a Coordenação de Gestão Documental da Pasta, além do Ministério da Economia, da Secretaria Nacional do Direito Autoral e Propriedade Intelectual da Secult e da LECOM Tecnologia.
 
Atualmente, o MTur possui cerca de 80 serviços no âmbito do Turismo e da Cultura disponibilizados no portal do governo federal, sendo a maioria deles 100% digital. A iniciativa faz parte do Plano de Transformação Digital da Pasta que prevê, ainda, ações de unificação dos canais digitais, interoperabilidade de sistemas e de segurança da Informação.
 
Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a transformação digital traz benefícios para o governo e para o cidadão. “O objetivo do governo federal é evitar que o cidadão tenha que se deslocar, ir até o órgão público, pegar filas para realizar uma solicitação. Além disso, facilita e amplia o acesso à informação da população quanto aos programas e ações do MTur e de outros órgãos”, afirma.
 
“A implantação dos serviços digitais é uma medida do governo federal para facilitar o acesso do cidadão aos programas e serviços da Secretaria Especial de Cultura e, para nós, representa maior transparência e eficiência no nosso trabalho”, observa Mario Frias, secretário especial da Cultura.
 
Como parte do Plano, em 2021, o Ministério do Turismo entregou importantes serviços à população, entre elas a migração dos portais institucionais do MTur e da Secretaria Especial da Cultura para o Gov.br, a implantação do login único nos sistemas do Cadastur, Prodetur, Selo Turismo Responsável, entre outros.
Direito ao esquecimento

Você concorda que os vereadores de Porto Velho continuem atuando online, mesmo com a queda nos casos de covid-19?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

West Maq

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS