SOL: Balneário Camboriú abre o verão com Praia Central liberada

Praia Central de Balneário Camboriú tem seus 6,5 km de faixa de areia alargada

SOL: Balneário Camboriú abre o verão com Praia Central liberada

Foto: Divulgação

Famoso pela vida noturna agitada e por abrigar os maiores arranha-céus do país, Balneário Camboriú, na Região Costa Verde & Mar, Litoral Norte de Santa Catarina, está em contagem regressiva para sua reabertura total nesta temporada de verão, a partir de dezembro. O destino abre depois de sete meses fechado pela pandemia até julho passado e de flexibilização paulatina nos meses seguintes.
 
 
A novidade para turistas e visitantes de Balneário Camboriú será a entrega oficial, no dia 4 de dezembro, da primeira etapa do conjunto de equipamentos da nova orla da Praia Central: o alargamento da faixa de areia de 50 para 75 metros de largura em média nos 6,5 quilômetros de extensão.
 
As obras de alargamento da faixa de areia da Praia Central foram executadas em tempo recorde de três meses e consumiram R$ 80 milhões, a partir de projeto executivo doado pelo empresariado local à Prefeitura de Balneário. “Realizamos um desejo antigo de mais de 20 anos. O impacto visual já é enorme e sem dúvida o fortalecimento da economia como um todo será proporcional”, comentou o secretário de Turismo, Geninho Goes.
 
Chegamos inclusive ao ponto de observar desde a praia mais urbana de Balneário baleias, golfinhos e tartarugas marinhas. O alargamento da Praia Central beneficia todos os segmentos, moradores e visitantes e alavanca ainda mais nosso Turismo”, diz Geninho Goes.
 
Um rigoroso controle ambiental com medições e análise das águas monitora a balneabilidade da Praia Central diariamente. Os resultados não poderiam ser melhores e, associados aos 98,7% de saneamento do município, se refletem diretamente no bem-estar da fauna marinha que agradece. “Chegamos inclusive ao ponto de observar desde a praia mais urbana de Balneário baleias, golfinhos e tartarugas marinhas. O alargamento da Praia Central beneficia todos os segmentos, moradores e visitantes e alavanca ainda mais nosso Turismo”, acrescenta o secretário.
 
Na multifacetada “Dubai brasileira” três prédios disputam o título de maior arranha-céu da América Latina. As torres gêmeas do Yachthouse e o edifício One Tower, este com 290 metros. As torres devem ficar empatadas com o edifício mais alto do Brasil. Por sua vez, o One Tower, depois de concluído, em 2022, deve se consolidar como o prédio mais alto da América Latina e com o elevador mais rápido do Brasil. O setor imobiliário com seus espigões monumentais também faz parte das atrações turísticas mais observadas e fotografadas de Balneário Camboriú.
 
Bandeira Azul
 
As praias do Estaleiro e do Estaleirinho foram certificadas com o Selo Bandeira Azul, que condecora as melhores praias ao redor do mundo. O selo foi renovado para a temporada 2020/21. A Tedesco Marina também em Balneário Camboriú, igualmente recebeu a honraria. Bandeira Azul é um prêmio concedido a praias, marinas e embarcações de turismo.
 
Para se qualificar, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental e turismo sustentável entre outros devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.  Ainda dentro da questão ambiental para benefício de todos e do turismo, depois de concluído o alargamento da Praia Central, toda a orla receberá vegetação nativa. O projeto prevê o plantio de nove espécies de plantas de restinga, como  o capim-das-dunas, capim-arame, capim-da-praia, batateira-da-praia, acariçoba, pinheirinho-da-praia, capotiraguá, margarida-da-praia e feijão-da-praia.
 
Além da Central (praia para a família e surfistas), o conjunto de praias que Balneário Camboriú contempla todos os gostos e estilos. Entre outras, as duas Bandeira Azul (Estaleiro e Estaleirinho, mais agrestes), do Pinho (própria para o naturismo), Taquaras e Taquarinhas (também agrestes), Laranjeiras (família), Barra Sul, do Canto e do Buraco.
 
Uma boa pedida para conhecer as praias mais afastadas do centro de Balneário Camboriú é fazer um tour pela Rodovia Interpraias pontuada por mirantes ao longo da via que proporcionam vistas espetaculares e conduz o visitante ao Parque Unipraias. Um dos  complexos turísticos mais visitados de Balneário interliga três estações através de Bondinhos Aéreos. O passeio começa na Estação Barra Nova e sobe até a Estação Mata Atlântica, onde se encontra o Parque Ambiental, com trilhas e mirantes e as atrações opcionais, como o Youhooo! – o mais moderno trenó de montanha do mundo; o ZipRider – uma tirolesa  de 750 metros de extensão, 250 metros de altura e 60 km/h; e a Fantástica Floresta cortada por um trem que percorres 400 metros de floresta temática.
Direito ao esquecimento

Qual a sua opinião sobre o programa Big Brother Brasil?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS