CRESCIMENTO: Atividade turística acumula alta de 49% em 2021, diz IBGE

Sete dos 12 locais pesquisados acompanharam expansão da atividade turística nacional (0,8%). A contribuição positiva mais relevante ficou com Santa Catarina (5,7%), seguida por Rio de Janeiro (4%)

CRESCIMENTO: Atividade turística acumula alta de 49% em 2021, diz IBGE

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Novos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o índice de atividades turísticas cresceu 0,8% em setembro, frente a agosto, sendo a quinta taxa positiva consecutiva mensal, acumulando um ganho de 49,9%. Contudo, o segmento de turismo ainda se encontra 20,4% abaixo do patamar de fevereiro do ano passado, um mês antes do início da pandemia no Brasil.
 
Sete dos 12 locais pesquisados acompanharam expansão da atividade turística nacional (0,8%). A contribuição positiva mais relevante ficou com Santa Catarina (5,7%), seguida por Rio de Janeiro (4%), Bahia (1,5%) e Goiás (2,5%). Em sentido oposto, São Paulo (-1,7%) e Ceará (-5,2%) registraram resultados negativos no mês.
 
Frente a setembro de 2020, o índice de volume de atividades turísticas no Brasil subiu 36,6%, sexta taxa positiva seguida, impulsionado, principalmente, pelo aumento na receita de empresas que atuam nos ramos de hotéis; transporte aéreo; restaurantes; rodoviário coletivo de passageiros; serviços de bufê; locação de automóveis; e agências de viagens.
 
Frente a setembro de 2020, o índice de volume de atividades turísticas no Brasil subiu 36,6%, sexta taxa positiva seguida, impulsionado, principalmente, pelo aumento na receita das empresas
 
As doze unidades da federação onde o indicador é investigado mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo, com destaque para São Paulo (23,1%), seguido por Bahia (104,7%), Rio de Janeiro (28%), Minas Gerais (50,9%), Pernambuco (86,0%) e Rio Grande do Sul (65,1%).
 
Ainda de acordo com o IBGE, no acumulado do ano, o agregado especial de atividades turísticas mostrou expansão de 19,9% frente a igual período do ano passado, impulsionado, sobretudo, pelos aumentos nas receitas de empresas que pertencem aos ramos de transporte aéreo; hotéis; restaurantes; locação de automóveis e rodoviário coletivo de passageiros.
 
Todos os 12 locais também registraram taxas positivas, onde sobressaíram os ganhos vindos de São Paulo (7%), seguido por Rio de Janeiro (16%), Bahia (48,9%), Minas Gerais (26,2%) e Pernambuco (45,6%).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS