MERCADO: Recuperação das viagens aéreas desacelera em agosto, diz Latam

A demanda total por viagens aéreas caiu 56% em agosto de 2021 em relação a agosto de 2019

MERCADO: Recuperação das viagens aéreas desacelera em agosto, diz Latam

Foto: Divulgação

A  Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) anunciou que a recuperação das viagens aéreas desacelerou em agosto em relação a julho, muito por conta das ações dos governos em resposta à variante Delta da Covid-19, que afetaram a demanda de viagens domésticas. A demanda total por viagens aéreas caiu 56% em agosto de 2021 em relação a agosto de 2019. Esse resultado representa uma desaceleração em relação a julho, que registrou queda de 53,0% versus julho de 2019.
 
Essa queda está totalmente relacionada aos mercados domésticos, que tiveram redução de 32,2% em relação a agosto de 2019, um declínio significativo em relação a julho de 2021, que registrou queda de 16,1% versus julho de 2019. A demanda por viagens internacionais, por sua vez, foi 68,8% menor que em agosto de 2019, representando um avanço em relação à queda de 73,1% registrada em julho.
 
Todas as regiões apresentaram resultados melhores.unnamed (1)As companhias aéreas da América Latina apresentaram queda de 63,1% no tráfego de agosto em comparação com o mesmo mês de 2019, um avanço em relação à queda de 68,3% registrada em julho de 2021 versus julho de 2019. A capacidade caiu 57,3% e a taxa de ocupação diminuiu 11,4 pontos percentuais, atingindo 72,6 pontos percentuais, que foi a maior taxa de ocupação entre as regiões pelo 11º mês consecutivo.
 
No Brasil, a demanda teve queda de 20,7%, enquanto a oferta recuou 18,2%. Isto fez com que a taxa de ocupação média caísse 2,6 pontos percentuais para 79,9% em agosto.
 
Os resultados de agosto refletem o impacto das preocupações com a variante Delta nas viagens domésticas, mesmo com a recuperação total das viagens internacionais em ritmo muito lento, situação que só vai mudar quando os governos voltarem a garantir a liberdade de viajar. Os desafios continuam, as reservas de voos feitas em setembro indicam uma deterioração na recuperação internacional. Essa é uma má notícia e estamos seguindo para o quarto trimestre do ano, que tradicionalmente é mais lento”, disse Willie Walsh, diretor geral da Iata.
Direito ao esquecimento

Qual é a rede social que você mais acessa?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública.

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS