COVID-19: Portugal afrouxa regras para turistas brasileiros com avanço da vacinação

As restrições foram derrubadas no começo de setembro; país lusitano já vacinou quase 80% da população

COVID-19: Portugal afrouxa regras para turistas brasileiros com avanço da vacinação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Ao longo da última década, o número de brasileiros em Portugal cresceu substancialmente. Em 2020, por exemplo, os brasileiros ocuparam o topo da lista de cidadanias que mais conquistaram autorizações das autoridades portuguesas para viver no país.  Dados preliminares do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras revelam que, de 117,5 mil novos títulos de residência emitidos no ano passado, 41,99 mil foram entregues a brasileiros.

 

A procura para Alugar quartos Porto e também na capital Lisboa era muito alta por causa do turismo, especialmente antes da pandemia causada pelo novo coronavírus. Com a expansão do vírus e a chegada de variantes, as fronteiras foram fechadas e causaram dificuldades econômicas ao país europeu. Em 2019, mais de 1 milhão de brasileiros visitaram Portugal, para se ter uma ideia do impacto.

 

No começo de setembro, no entanto, as autoridades portuguesas afrouxaram as regras para voltar a receber brasileiros em um momento de ampla vacinação no país. A decisão foi publicada no Diário da República, e o documento tem validade até 16 de setembro. A decisão, diz o texto, pode ser revista de acordo com a situação epidemiológica dos dois países, podendo assim restringir viagens não essenciais.

 

As regras estipuladas pelo governo português diferem do que tem sido pedido pela maioria dos países da União Europeia. É preciso apresentar um teste negativo PCR feito até 72 horas antes do embarque ou um teste de antígeno realizado até 48 horas antes. Menores de 12 anos e portadores do passe sanitário europeu estão isentos da apresentação do teste. As mesmas regras valem para turistas do Reino Unido.

 

A vacinação em Portugal tem servido de exemplo para diversos países da União Europeia. Quase 80% da população já está completamente vacinada com as duas doses ou com a dose única. E pouco mais de 75% dos portugueses já receberam uma dose contra a covid-19. No Brasil, por exemplo, o número de pessoas com duas doses ainda não chega a 40%.

 

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal também confirmou o fim da obrigatoriedade de quarentena na chegada ao país. Nos últimos meses, quem viajava do Brasil para Portugal –e não tinha o passe sanitário europeu válido– estava sujeito a um confinamento obrigatório de 14 dias após a chegada ao país.

 

"Obviamente o interesse que o Brasil desperta em Portugal sempre foi muito grande, portanto, se quisermos usar uma linguagem figurada, essa grande ponte que existe no Atlântico entre Portugal e o Brasil nunca foi quebrada, ao contrário, cada vez é mais cruzada por pessoas de um lado e do outro", disse Luís Faro Ramos, embaixador de Portugal no Brasil.

 

Ele completa. "O Brasil é o principal parceiro comercial de Portugal na América Latina e é o terceiro maior fora da Europa. A pandemia veio pausar esse fluxo que estava a correr tão bem até o início de 2020", analisou em entrevista ao jornal Estado de Minas.

 

Essa proximidade entre Brasil e Portugal pode ser evidenciada em diversos setores. Até o fim do ano passado, cerca de 184 mil brasileiros estavam em terras portuguesas, um crescimento de quase 22% em relação a 2019. Não entram nesse cálculo pessoas com dupla nacionalidade, por exemplo. A segunda nacionalidade com mais residentes em Portugal é a britânica, com 46.238.

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS