O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já começou a planejar a reabertura das fronteiras. De acordo com a Casa Branca, o governo está criando “grupos de trabalho” com outros países, incluindo Canadá, nações da União Europeia, México e Reino Unido, para suspender as restrições.
“Embora não estejamos reabrindo as fronteiras hoje, esperamos que esses grupos de trabalho de especialistas nos ajudem a usar nossa experiência coletiva para traçar um caminho a seguir, com o objetivo de retomar as viagens internacionais com nossos principais parceiros”, disse um funcionário da Casa Branca.
A notícia foi alvo de elogios da U.S. Travel Association. “Acreditamos que uma força-tarefa público-privada pode desenvolver rapidamente um plano para reabrir as viagens internacionais de entrada e impulsionar um trabalho sustentável e a recuperação econômica”, disse o presidente e CEO da U.S. Travel, Roger Dow.
O executivo ainda elogiou a administração por trabalhar para reabrir as fronteiras com segurança. “As viagens internacionais podem ser reiniciadas com segurança aplicando uma abordagem baseada no risco e baseada na ciência, e nossa esperança é que os grupos de trabalho sejam capazes de implementar uma estrutura de reabertura muito rapidamente”, disse ele.