O Ministério do Turismo, em parceria com a Unesco, escolheu Richard Alves, dentre 123 currículos cadastrados, para consultoria e formulação de ações e estratégias voltadas ao desenvolvimento do turismo gastronômico no país.
Entre os produtos que serão apresentados pela consultoria estão o mapeamento dos principais eventos gastronômicos nacionais, roteiros gastronômicos e produtos turísticos brasileiros ligados à gastronomia.
A iniciativa faz parte do Programa Nacional do Turismo Gastronômico do MTur criado para estruturar e promover o segmento no Brasil, valorizando a vocação do país como destino de excelência em gastronomia.
Segundo a Organização Mundial do Turismo, a gastronomia é o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo, e só no Brasil movimenta cerca de R$ 250 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
“Com este apoio, o Ministério do Turismo poderá construir políticas públicas eficazes a fim de desenvolver este segmento que tem um potencial inigualável no Brasil. Todas as regiões e estados do país possuem suas singularidades gastronômicas, que podem e devem se tornar ativos turísticos sustentáveis, tendo como consequência o desenvolvimento socioeconômico nacional e regional”, ressaltou o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur, William França.
Na consultioria, há ainda a sistematização das políticas, programas e projetos desenvolvidos, em âmbito nacional e estadual, relacionados ao fortalecimento do turismo gastronômico; e o levantamento e a sistematização de informações relacionadas à gastronomia que contribuam para a construção de indicadores do setor e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.