EXPECTATIVA: Rio está preparado para receber turistas de forma segura no Carnaval

"Estamos retomando as atividades com muita cautela, pois o momento ainda é de foco na saúde e no combate à pandemia”

EXPECTATIVA: Rio está preparado para receber turistas de forma segura no Carnaval

Foto: Divulgação

 

Mesmo sem os desfiles das escolas de samba e dos tradicionais blocos de rua, a Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro afirmou que a cidade está pronta para receber os turistas. O Aeroporto Santos Dumont, por exemplo, receberá 795 voos domésticos, entre os dias 12 e 22 deste mês, e a Rodoviária do Rio estima 50% do movimento tradicional nesta época do ano.
 
Na rede hoteleira, a pesquisa prévia do Sindicato dos Meios de Hospedagem (HotéisRio) prevê uma taxa média de ocupação na faixa de 41%, ante os 78,4% registrados no mesmo período no ano passado. Devido às restrições em voos internacionais, os turistas brasileiros serão 92% (com maior procura por parte de residentes nos estados da região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e do interior do Estado do Rio). Dentre os estrangeiros, espera-se uma quantidade maior de visitantes americanos, seguidos por argentinos, chilenos e colombianos.
 
“O carnaval é o momento mais importante para a indústria do turismo. No ano passado, sem a pandemia, a cidade recebeu mais de dois milhões de visitantes, o que significou um movimento de cerca de R$ 4 bilhões em nossa economia. Neste ano, por causa da pandemia da Covid-19, as expectativas são muito mais modestas. Viemos de um período muito difícil, com mais de 90 hotéis fechados a maior parte do ano. E estamos retomando as atividades com muita cautela, pois o momento ainda é de foco na saúde e no combate à pandemia”, destaca Cristiano Beraldo, secretário municipal de Turismo.
 
Beraldo informa ainda que os hotéis, os equipamentos turísticos e os bares e restaurantes estão preparados para receber os visitantes de forma segura. “Essa é uma sinalização importante para o país e para o mundo e acreditamos que possamos retomar os grandes eventos no segundo semestre, conforme a orientação dada pelo prefeito Eduardo Paes”, comenta o secretário citando como exemplo as comemorações dos 90 anos do Cristo Redentor.
 
No Redentor, são esperados cerca de 2,5 mil visitantes por dia no acesso via Trem do Corcovado. Um número próximo à média de 2020. Já no Pão de Açúcar, existe a expectativa de superar em 40% a média do número de visitantes durante o período crítico da pandemia.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS