O cicloturismo é uma maneira saudável, econômica e ecológica de viajar
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
São muitas as opções de destinos brasileiros para quem quer viajar de bicicleta. Pedalando por caminhos e trilhas diversos, o turista sobre duas rodas alcança lugares quase inacessíveis. Um passeio de bike ajuda a desbravar, desde lugares pacatos, como a paradisíaca Trancoso (BA), na Costa do Descobrimento, à uma expedição pela Chapada Diamantina, no interior da Bahia. São cachoeiras, cavernas e rios ao longo de quase 300 km de trilhas, partindo de Lençóis e percorrendo paisagens deslumbrantes. Aventura semelhante pode ser feita pelos atrativos da Capada dos Veadeiros (GO).
O Caminho da Luz, pelas montanhas de Minas Gerais, reúne peregrinos que praticam o turismo religioso e de natureza e aventura. Os quase 200 km de trilhas entre a cidade de Tombos e a base do Pico da Bandeira, em Alto Caparaó, na divisa com o Espírito Santo, são percorridos a pé, cavalgando ou pelos praticantes de mountain bike. De bicicleta são quatro dias de pedaladas, mais um para subir e descer o Pico da Bandeira a pé. É o terceiro ponto mais alto do Brasil com 2.982 metros de altitude. Ainda em Minas Gerais, a serra da Canastra está entre os roteiros de cicloturismo que levam a cachoeiras gigantes e nascentes, como a do Rio São Francisco.
Outro destino mineiro que pode ser percorrido de bicicleta é a Estrada Real. O caminho colonial para o escoamento do ouro, passando por São Paulo até o litoral do Rio de Janeiro, é rico em história, cultura, gastronomia e belezas naturais. O roteiro completo tem 1.600 km. Se o ciclista preferir explorar a Estrada Real por partes, pode escolher um dos três caminhos: o velho, o novo e o dos diamantes. Todos convergem para a antiga capital, Ouro Preto. Também entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a Serra da Mantiqueira oferece várias opções de caminhos para os cicloturistas. O percurso de 300 km entre Campos do Jordão (SP) e Paraty (RJ) é um dos preferidos.
Santa Catarina tem vários circuitos para exploração dos destinos turísticos de bicicleta. O Vale Europeu é o mais estruturado: oferece 300 km de estradas rurais para um pedal desafiador, em um percurso onde o turista pode contemplar os encantos de nove municípios de cultura italiana e alemã. Timbó, a 30 km de Blumenau, é o ponto de partida e chegada das expedições e de pedaleiros solitários. A rota conta com atrativos naturais, religiosos e de turismo rural.
A Costa Verde e Mar catarinense, ao norte de Florianópolis, também pode ser explorada de bicicleta. O percurso de 270 km passa por 11 cidades, sendo oito delas praianas, como Balneário Camboriú. Já o Circuito das Araucárias é repleto de atrativos naturais, históricos, gastronômicos e culturais ao longo de 250 km. Em um trecho de apenas 3 km, o ciclista encontra uma sequência de 14 cachoeiras.
Vários trechos do Caminho da Fé, em São Paulo, levam à basílica de Aparecida. O mais longo, com percurso de 500 km, partindo de Águas de Prata, também é feito de bike e dura até 10 dias de pedaladas. Também pode-se ir de São Paulo ao Paraná, pelo litoral, percorrendo ilhas e praias de bike. O roteiro ecológico dura uma semana. Já a travessia Salesópolis-Caraguatatuba, pela Serra do Mar, é considerada pelos cicloturistas uma das descidas mais bonitas para o litoral paulista.
PEDAL E VINHO
No Rio Grande do Sul, o Vale dos Vinhedos une enoturismo e ciloturismo na mesma viagem. A região da Serra Gaúcha concentra as principais vinícolas brasileiras. Entre uma pedalada e outra pelos parreirais, o turista pode degustar um bom vinho ou espumante e conhecer o processo de cultivos das uvas e de produção da bebida.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!