DÚVIDAS: Saiba se Corpus Christi é feriado ou ponto facultativo no estado

Celebração acontece na próxima quinta-feira, dia 30 de maio

DÚVIDAS: Saiba se Corpus Christi é feriado ou ponto facultativo no estado

Foto: José Cruz/Agência Brasil

No dia 30 de maio é comemorado o dia de Corpus Christi, mas, surpreendentemente, essa data e o dia seguinte (31) não são considerados feriados nacionais. Contudo, os moradores de Rondônia poderão aproveitar para descansar.

 

Em Rondônia, conforme o decreto nº 28.680, que define o calendário de feriados e pontos facultativos de 2024, a data é designada como:

 

- 30 de maio: Feriado de Corpus Christi (válido para todos os municípios)

 

Em Porto Velho, segundo o calendário oficial de 2024, tanto o dia de Corpus Christi quanto a sexta-feira (31) são considerados pontos facultativos, permitindo que a realização de trabalhos nesses dias fique a critério do servidor e da administração.

 

O dia de Corpus Christi só é considerado feriado se estiver previsto em lei estadual ou municipal, ou seja, cada prefeitura determinará a abrangência da data em seu diário oficial.

 

É importante lembrar que, enquanto os feriados nacionais são estabelecidos por lei federal e se aplicam a todo o território nacional, os pontos facultativos são válidos apenas para servidores públicos, conforme o Governo Federal.

 

Festividades

 

Corpus Christi é uma tradição da Igreja Católica que celebra a Eucaristia ou comunhão. Em latim, Corpus Christi significa "Corpo de Cristo", e essa é a essência da celebração da Igreja Católica nesta data.

 

A celebração sempre ocorre em uma quinta-feira para remeter à Quinta-feira Santa, que acontece três dias antes da Páscoa e está associada à eucaristia instituída por Jesus exatamente nesse dia da semana.

 

Em várias cidades brasileiras, os fiéis mantêm uma tradição portuguesa de confeccionar grandes tapetes em espaços públicos. Esses painéis são feitos de serragem, sal ou outros materiais coloridos que formam desenhos com temas bíblicos.

 

Os trabalhos geralmente começam na noite anterior e culminam no dia de Corpus Christi com a celebração da comunhão em grandes missas.

Direito ao esquecimento
Qual loja você acha que deve receber a nova Estátua da Liberdade da Havan?
Como você avalia a gestão do prefeito Lezão em Rio Crespo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS