Dia do Profissional da Contabilidade será marcado por grande mobilização da categoria
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
“Contador, o maestro da tributação: Declare com quem entende”. Este é o tema da campanha de conscientização que a Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas), está desenvolvendo em todo país.
O objetivo é sanar dúvidas e conscientizar o contribuinte para recorrer a um profissional da contabilidade para fazer a sua Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), cujo prazo de entrega teve início no dia 15 de março e se encerra no dia 31 de maio.
Em Rondônia, a campanha está sendo coordenada pelo Sescap/RO (Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e das Empresas de Serviços Contábeis do Estado), cujo vice-presidente, contador Dyego Melo, está mobilizando a categoria para o Dia D da Campanha, que será na próxima quinta-feira, 25, data em que se comemora o Dia do Profissional da Contabilidade.
“Nossa intenção é contribuir para que o cidadão que for fazer a declaração do Imposto de Renda faça corretamente e procure o seu contador para que o processo seja assertivo, tendo em vista que neste ano surgiram algumas mudanças no processo”, argumenta o empreendedor da contabilidade.
Novidades
A Receita Federal prevê receber cerca de 43 milhões de declarações. Entre as novidades deste ano estão: a declaração de criptoativos e como o MEI (Microempreendedor Individual) deve declarar a destinação do imposto a projetos sociais.
Para o presidente da Fenacon Daniel Coêlho, é de suma importância a orientação do contador para os contribuintes, especialmente durante o período de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRRF).
Segundo ele, os contadores desempenham um papel fundamental na garantia da conformidade fiscal e na maximização dos benefícios fiscais para os cidadãos.
“A mobilização Declare Certo e a disponibilização de cartilhas com orientações são ferramentas que fortalecem a parceria entre os contribuintes e seus contadores, contribuindo para uma declaração precisa e transparente”, concluiu o dirigente.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!