Cidadãs que necessitem acessar salário-maternidade podem pedir de forma gratuita e sem intermediários por meio do aplicativo “Meu INSS”
Foto: Site portaldoancorador.com.br
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um comunicado esta semana enfatizando que não há necessidade de recorrer a intermediários para obter o salário-maternidade.
Esse alerta surgiu em resposta a várias personalidades famosas que promovem uma empresa que oferece assistência para mulheres acessarem esse auxílio.
Nas mídias sociais, os influenciadores geralmente chamam a atenção para essa propaganda com expressões como "Atenção, mamães e gravidinhas".
Diante da repercussão, o INSS tomou medidas, envolvendo a Procuradoria Federal Especializada, uma divisão da Advocacia-Geral da União (AGU), que encaminhou o assunto para conhecimento e cooperação com a Polícia Federal.
No entanto, o INSS, que já havia emitido um alerta semelhante em 2023, ressalta que o benefício pode ser solicitado diretamente pela própria trabalhadora.
Esse processo pode ser realizado remotamente, sem a necessidade de comparecer a uma agência.
Além disso, todo o procedimento é gratuito, não envolvendo cobrança de multas ou adiantamento de valores para a liberação do salário-maternidade.
Como pedir
Para fazer o pedido, é possível utilizar o aplicativo ou o site Meu INSS, além da Central de Atendimento 135.
Ao acessar o Meu INSS para solicitar qualquer benefício, é preciso ter um login e senha na plataforma Gov.br.
Por isso, é recomendável que apenas uma pessoa de confiança tenha acesso a essas informações. O INSS alerta sobre os riscos de fornecer esses dados a sites desconhecidos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!