Entre os dias 16 e 18 de setembro de 2025, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva realizou a concentração, preparação e embarque de 48 viaturas militares sendo 22 viaturas 5 TON, 17 viaturas especializadas e 9 viaturas leves , além de 11 militares, em balsas no rio Madeira, partindo de Porto Velho (RO) com destino a Manaus (AM), como parte da fase de deslocamento estratégico da Operação Atlas.
Essa concentração reafirma a missão constitucional do Exército Brasileiro que é 'presença do Estado em todo o território nacional; proteção da soberania e dos recursos naturais; defesa da população amazônida.
Para coordenar o desdobramento, foi implementado um sistema de comando e controle, garantindo eficiência, sincronização e segurança em todas as etapas do processo. Assim, a ação logística destaca o profissionalismo, a responsabilidade e o compromisso institucional da Brigada.
Esse transporte fluvial essencial no ambiente amazônico evidencia a capacidade logística sustentada, a mobilidade dos seus meios e o preparo operacional diante dos desafios regionais. A movimentação integra uma operação conjunta das Forças Armadas reafirmando a prontidão, a integração e a defesa da Amazônia.
A Operação Atlas é um exercício conjunto, coordenado pelo Ministério da Defesa, que reúne Marinha, Exército e Aeronáutica em um esforço integrado para aprimorar a atuação das Forças Armadas no território amazônico. O exercício, que a partir da sua segunda fase ocorrerá no Amazonas, em Roraima, no Pará e no Amapá, envolve o deslocamento estratégico de recursos humanos e materiais de diferentes regiões do País para a Amazônia, com o objetivo de fortalecer a capacidade militar de atuação em uma das áreas mais estratégicas do Brasil.