Na manhã desta terça-feira (2), o presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, Gedeão Negreiros, anunciou, em plenário, a emissão de um ato oficial de repúdio contra o vereador Marcos Combate, em razão de declarações consideradas ofensivas aos jornalistas Paulo Andreoli e Alan Alex.
Segundo Negreiros, ataques pessoais e sem fundamento, quando dirigidos a profissionais da imprensa, representam não apenas uma ofensa à honra, mas também uma ameaça à liberdade de exercício do jornalismo.
“A Câmara Municipal de Porto Velho, por meio de seus vereadores e vereadoras, manifesta publicamente seu repúdio aos ataques dirigidos aos jornalistas Alan Alex e Paulo Andreoli. Rejeitamos qualquer forma de ofensa que busque desqualificar ou intimidar profissionais no exercício de suas atribuições. Manifestamos solidariedade aos jornalistas, reiterando nosso apoio à liberdade de imprensa, à livre expressão e ao jornalismo responsável, sério e comprometido com a vontade do povo”, declarou o presidente.
Gedeão Negreiros ainda destacou que cada parlamentar responde individualmente por seus atos e palavras, deixando aberta a possibilidade de que Marcos Combate seja investigado por quebra de decoro parlamentar em processo interno da Casa.
“Já venho há dias ouvindo e respeitando o nome do vereador Marcos Combate, deixando claro que ele é um vereador independente. Mas nesta Casa, cada um tem seu CPF e se responsabiliza quando sobe à tribuna. É o CPF que vai responder”, reforçou.
A nota de repúdio, assinada em nome do Legislativo municipal, foi interpretada como um gesto de pacificação e aproximação entre o Parlamento Mirim e a imprensa local, em defesa da ética, do respeito e do decoro no debate público.