A entrega da carteira da OAB/RO para a primeira mulher trans da história da advocacia rondoniense, neste último final de semana, chamou a atenção dos rondonienses para a Doutora Valentina Franco.
Nascida em Nova Mamoré, interior de Rondônia, Valentina Franco atuava na advocacia criminal do estado de Rondônia sob outra identidade social, isso antes da transição de gênero, que ocorreu no ano passado, quando ela concorreu à cadeira de vereador de Porto Velho, ainda com o nome masculino, mas já registrado com o gênero feminino em seu cadastro eleitoral.
Disputando a cadeira de vereador pelo PSD - ainda com o nome masculino -, ela obteve 190 votos, e após o pleito assumiu cada vez mais a sua condição Legal de ser mulher, tomando feições cada vez mais femininas e chamando a atenção de seus seguidores nas redes sociais, sem deixar de lado, os enfadonhos "haters".
Definitivamente, com o nome de Dra. Valentina, ela deverá, por Lei, ser tratada com as mesmas prerrogativas de direitos garantidos às mulheres, isso conforme a legislação brasileira, que garante às mulheres trans os mesmos acessos concedidos às mulheres "cis", pondo-as em pé de igualdade.
"Um momento que simboliza muito mais do que a conquista individual de uma profissional: representa o avanço da advocacia, a afirmação da diversidade e o compromisso da OAB Rondônia com a inclusão e a igualdade", afirmou Márcio Nogueira.
Conforme a Dra. Valentina Franco, essa é uma demonstração de que o estado de Rondônia está bem representado através da OAB/RO e seus advogados.
"A OAB é feita para defender a sociedade e nós estaremos sempre vigilantes em defesa da sociedade", garantiu a Dra. Valentina Franco.
Valentina não é a primeira pessoa trans a receber a carteira da OAB/RO. Em 2022, Dionísio Descry foi o primeiro advogado trans do estado de Rondônia a receber a carteirinha da Ordem com o nome social.