Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A solenidade de diplomação dos eleitos em 2024, do município de Itapuã do Oeste-RO, foi realizada nesta quarta-feira (10), pelo Tribunal Regional Eleitoral –TRE, na câmara dos vereadores da cidade. O evento marcou a diplomação dos eleitos que tomarão posse no próximo dia 01 de janeiro, em seus respectivos cargos, oficializando a legitimidade para o exercício dos mandatos no período de 2025 a 2028.
O prefeito eleito Nei Martins (AVANTE) e o vice-prefeito eleito professor Altair (UNIÃO), obtiveram juntos 51,42%, totalizando 2.833 votos válidos, no último dia 06 de outubro corrente, e puderam, diante da população, celebrar o momento. “Estamos muito felizes em poder participar deste ato que é a conclusão do processo eleitoral que reforça o compromisso junto aos eleitores. Nós seremos gestores do povo. Com união e muito trabalho para que nossa cidade avance cada vez mais em todas as áreas”, declarou Nei Martins.
“Esta solenidade foi um sonho se concretizando para nós, e que graças a população de Itapuã, poderemos auxiliar nas mais diversas necessidades da comunidade”, destacou o vice-prefeito eleito, Professor Altair.
COMPOSIÇÃO DO LEGISLATIVO
Dos vereadores e vereadoras que irão representar os moradores da cidade nos próximos quatro anos, apenas três foram reeleitos, entre eles: A professora Mineia Villa (MDB), Fábio Junior (AVANTE) e José Ailton Negão (MDB). Os novatos da Casa do Poder Legislativos serão: Professora Ângela (AVANTE), Vânia do Tchaka (PSD), Jairo Gomes (MDB), Kênia (PL), Robson Oliveira (PODE) e Serginho Veterinário (PSD).
A FORÇA DAS MULHERES NA CÂMARA
A Câmara Municipal de Itapuã terá em sua composição a partir do dia 1º de janeiro, quase 50% de mulheres no comando. Dos nove eleitos, quatro são mulheres, o que significa algo inédito na política da cidade entre elas: A professora Mineia Villa que atua há quase duas décadas na educação da cidade, seguida da Professora Ângela que já lecionou nas redes de educação do município e do Estado, Vânia do Tchaka que é empresária do ramo do entretenimento e Kênia, empresária da moda.
“A população de Itapuã do Oeste está de parabéns. Vejo que algumas mulheres foram eleitas. A presença da mulher na política é muito importante, pois sempre digo que ela não concorre, ela complementa. Que a força das mulheres na Câmara seja de sucesso e união”, disse o desembargador Daniel Lagos durante a solenidade.
ENTENDA O QUE É A DIPLOMAÇÃO
Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. No caso das Eleições Municipais, os diplomas são assinados e entregues pelo presidente da junta eleitoral do município, que é o juiz eleitoral da zona.
Segundo o Código Eleitoral (art. 215, parágrafo único), no diploma devem constar o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente, e, facultativamente, outros dados a critério do juiz ou do tribunal.
Prefeito e Vice-prefeito eleitos , Nei Martins(AVANTE) e Professor Altair (UNIÃO)
Mineia Villa (MDB)
José Ailton Negão (MDB)
Professora Ângela (AVANTE)
Vânia do Tchaka (PSD)
Jairo Gomes (MDB)
Kenia (PL)
Serginho Veterinário (PSD)
Robson de Oliveira (PODE)
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!