CLÁUDIA DE JESUS: Deputada lidera regularização fundiária histórica em Ji-Paraná

Há mais de 40 anos, moradores do setor chacareiro no entorno do Aeroporto de Ji-Paraná, aguardam legalização de suas terras

CLÁUDIA DE JESUS: Deputada lidera regularização fundiária histórica em Ji-Paraná

Foto: assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat) junto com Superintendência do Patrimônio da União em Rondônia (SPU), assinaram a ordem de serviço da etapa de georreferenciamento do lotes individualizados para regularização da área do Setor Chacareiro, localizado no entorno do Aeroporto de Ji-Paraná.
 
Uma ação defendida pela deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), desde quando ela foi vereadora. O evento aconteceu na manhã deste sábado (23), na Comunidade São Domingos Sávio.
 
"O nosso mandato junto com o senador Confúcio Moura e o nosso presidente Lula nos ajudou em toda a articulação para que essas famílias recebam o título definitivo de suas terras no primeiro semestre do ano que vem. Quero fazer um agradecimento a equipe do governo Marcos Rocha, toda equipe do Incra e demais instituições públicas envolvidas", comentou a deputada.  
 
Sobre o caso
 
Há mais de 40 anos, os 450 moradores do setor chacareiro sonham com a documentação legal de seus loteamentos. Agora a área excedente do aeroporto de Ji-Paraná de responsabilidade da Secretaria de Aviação Civil foi transferida para a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) para que o que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), dê início ao processo de georreferenciamento e titulação.
 
As terras que fazem parte do imbróglio jurídico são ocupadas por trabalhadores rurais, agricultores familiares, funcionários públicos, autônomos e pessoas em vulnerabilidade social. Com a posse dos lotes, os proprietários terão seus direitos reconhecidos e acesso aos programas sociais dos governos municipal, estadual, federal e crédito bancário.
 
"Esses títulos (de terra) vão dar dignidade para essas famílias terem como investir nas suas propriedades, conseguir um crédito bancário e produzir mais alimentos saudáveis. São pessoas que precisam da legalização das suas terras. O objetivo do nosso mandato é solucionar esse problema. Por isso, estamos juntos com esses trabalhadores", afirmou a deputada.
 
O evento foi prestigiado pelo deputado estadual Affonso Cândido, prefeito eleito de Ji-Paraná. Participaram também João Pedro, Diretor de Governança Fundiária do Incra; Jessica Italoema da Silva Moura que é representante da Secretaria de Relações Institucionais do governo federal; Luís Flávio Carvalho Ribeiro, Superintendente do Incra no estado; João Batista Nogueira Superintendente da SPU no estado; Ângela Ferreira da Silva, Superintendência Estadual de Patrimônio, responsável pelo georreferenciamento; Hilton de Paula Cordeiro, chefe da unidade do Incra de Ji-Paraná. Acompanharam o evento, representantes do gabinete do senador Confúcio Moura, lideranças locais e moradores.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Quem você escolheria para substituir Jair Bolsonaro em 2026?
Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

B1Bet Entrar & Americano Futebol

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS