As comunidades indígenas do Vale do Guaporé receberam ações positivas do Governo de Rondônia para fortalecer a educação local, atendendo às solicitações parlamentares da deputada estadual Gislaine Lebrinha (União Brasil). Em recente reunião com a deputada, a secretária de Estado da Educação, Lúcia Pacini, anunciou que as embarcações para transporte escolar na Terra Indígena Rio Branco já foram adquiridas e, em breve, estarão disponíveis para os estudantes e a comunidade. A solicitação partiu do vereador Fabiano Esteves, de São Miguel do Guaporé, e foi defendida pela deputada Lebrinha junto ao governo estadual.
Em Costa Marques, a comunidade indígena Baía das Onças também comemora melhorias. A Escola Alexandrina recebeu novas salas de aula e um refeitório moderno. A obra foi entregue pelo coordenador regional da CRE, Wanilson Neile Mendes, como parte das iniciativas do governo estadual em resposta às defesas da deputada. Essas melhorias refletem o compromisso em garantir a infraestrutura escolar adequada.
Lebrinha destacou a importância dessa parceria com o governo de Rondônia, afirmando que é um governo que "dialoga com os deputados e tem sensibilidade com as reais necessidades das pessoas". A deputada reforçou seu compromisso em buscar avanços na educação em todos os municípios, especialmente nas comunidades mais isoladas, garantindo que cada escola tenha as condições ideais para proporcionar um aprendizado de qualidade aos estudantes.