GESTÃO DEMOCRÁTICA: Léo Moraes destaca prioridades para Porto Velho e amplo diálogo

Prefeito eleito disse que está diante do seu maior desafio e quer um governo participativo

GESTÃO DEMOCRÁTICA: Léo Moraes destaca prioridades para Porto Velho e amplo diálogo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Depois de uma campanha considerada desafiadora, o prefeito eleito de Porto Velho organiza suas metas para tirar o município dos índices de catástrofes e mudar a qualidade de vida da população. Léo Moraes (Podemos) esteve no Rondoniaovivo e concedeu entrevista ao jornalista Ivan Frasão, no programa Conexão Rondônia, onde falou de suas prioridades e como pretende administrar a capital rondonienese.

 

Léo disse que o primeiro turno foi muito difícil e em alguns momentos precisou dobrar os joelhos e falar com Deus em busca de força e motivação. “Sou parte de um processo. Foi Deus quem me concedeu o mandato e o povo confiou e correspondeu”, avaliou. A pretensão é fazer uma gestão participativa ouvindo as representações de classes, unindo os poderes aos interesses coletivos, buscando transparência com a aproximação dos órgãos de controle e dando voz ao povo.

 

A valorização e respeito ao servidor público serão cumpridos, anunciou que abrirá concurso público para complementar e repor os quadros de funcionários e confirmou que implantará a guarda municipal.

 

Para implantar seu plano de governo buscará recursos junto ao governo federal através dos ministérios e emendas parlamentares. Terá uma equipe técnica para elaboração de projetos para captar recursos, e terá bom relacionamento com todos os poderes. Léo elogiou a política municipalista do governador Marcos Rocha com quem pretende ampliar as parcerias com a prefeitura de Porto Velho.

 

Fakes news

 

Ele lamentou a quantidade de notícias falsas que foram distribuídas durante a campanha, ofendendo a honra familiar e tentando induzir os eleitores para decisões erradas. “A campanha passou, mas não abrimos mão de que ajustiça seja feita”, declarou. Léo destacou que as fakes News diminuem a qualidade da campanha e rebaixa o nível das discussões de saem do campo das ideias e entram no ambiente de conspiração. “isso faz mal para o processo eleitoral. Ganhamos várias ações durante a campanha e vamos seguir esperando as decisões judiciais em tantas outras ações movidas”, afirmou.

 

Primeiras ações

 

Logo que assumir a prefeitura de Porto Velho, Léo Moraes terá que enfrentar o problema de alagamentos devido ao período chuvoso. A meta é montar uma força tarefa para desobstruir bueiros, limpar canais e dar vazão para a água. Ele lamentou a falta de obras estruturantes que poderiam dar fim em definitivo ao problema e criticou o asfalto de baixa qualidade e sem drenagem. Passado o período crítico, uma equipe técnica buscará meios para implantar um amplo projeto de drenagem. “As alagações trazem prejuízos enormes para moradores e empresários”, disse.

 

Saúde

 

“Outra prioridade é fazer o nosso povo viver de imediato. Nossa estrutura de saúde não está bem, tem muitos gastos e nada de estrutura”, lamentou. Um dos temas mais apresentados durante a campanha foi as condições precárias da saúde pública. O prefeito eleito disse que fará reforma das unidades existentes, consertar aparelhos danificados, contratar especialistas e dar condições de trabalho aos servidores.

 

Léo Moraes quer renovar estoques de medicamentos, reorganizar as unidades de saúde, implantar serviços preventivos, e fortalecer o Programa de Saúde da Família (PSF) que considera fundamental para evitar superlotação das unidades dessaúde.

 

Secretários e assessores

 

Como foi eleito sem conchavos políticos, o novo prefeito terá liberdade para escolher profissionais técnicos para compor a equipe administrativa. Pretende formar um grupo capacitado e eficiente para conduzir as secretarias e demais estrutura administrativa. Anunciou que será um líder na distribuição de tarefas e rígido na cobrança de resultados.

 

Vereadores

 

A carreira política de Léo Moraes começou pela Câmara de Vereadores e, por isso, sabe da importância do vereador. Segundo declarou, os vereadores são os legítimos representantes da população, vindos de diversos segmentos sociais, e haverá um tratamento respeitoso sendo que todos precisam de resultados no exercício de seus mandatos. “Ninguém tem coleira. Os vereadores são independentes e isso precisa ser respeitado”, ponderou.

 

Educação

 

A valorização dos servidores está na meta de gestão com o cumprimento do piso, fim do ponto eletrônico que atrapalha o rendimento e estressa os profissionais, e condições de trabalho que possam corresponder em resultados positivos nos índices educacionais.

 

Queimadas

 

Um dos grandes problemas ambientais enfrentados é a enorme incidência de queimadas. Entre as ações serão implantadas ações educativas para orientar a população sobre os riscos e formas corretas de lidar com o fogo, além de recriar as brigadas de combate a incêndios florestais.

 

Distritos

 

A escolha de administradores será pela população para que tenham maior poder de cobrança de resultados. A instalação de patrulhas mecanizadas nos distritos deve acelerar os serviços de manutenção e recuperação de estradas. A saúde pública e a reestruturação dos distritos fazem parte do programa de reorganização que será implantado.

 

Modernidade

 

O prefeito Léo Moraes é favorável ao desenvolvimento tecnológico da administração pública e da implantação de ações de cidades inteligentes como forma de promover o desenvolvimento urbano e a transformação digital sustentável. Para ele, a inovação é um caminho para gerir dentro dos princípios da administração pública e garantir maior desenvolvimento nos aspectos econômicos, ambiental e soci

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS