PEC: Bagattoli assina apoio para impedir ministros do STF de ocuparem cadeiras no TSE

Para o parlamentar, o atual modelo compromete a imparcialidade em caso de recurso

PEC: Bagattoli assina apoio para impedir ministros do STF de ocuparem cadeiras no TSE

Foto: assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Buscando garantir maior independência entre as cortes, o senador Jaime Bagattoli (PL) é um dos 27 senadores que têm apoiado a construção de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca impedir que ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) integrem o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 
 
A sugestão da PEC foi proposta pelo senador Márcio Bittar (UB-AC) durante um pronunciamento no plenário na última semana e protocolada pelo parlamentar acreano na última segunda-feira (21). Desde então, 26 senadores do bloco de oposição já assinaram apoio à proposta. 
 
“Como bem detalhado pelo senador Bittar, hoje temos uma distorção no sistema atual. Praticamente, o mesmo ministro que julga um processo no TSE pode vir a analisar ele novamente, desta vez no STF. Isso, na nossa visão, compromete a imparcialidade de um recurso, por exemplo. Algo que já vem acontecendo há décadas na Justiça Eleitoral”, afirma o senador Bagattoli. 
 
Na prática, a PEC sugerida por Bittar defende que o TSE passe a ser composto por dois membros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), um advogado indicado pela OAB, além de quatro cidadãos de notório saber jurídico e reputação ilibada, indicados pelo Senado e Câmara Federal.
 
Para os senadores apoiantes, a medida resolveria o problema de suspeição, além de diversificar e democratizar a formação do TSE, onde ministros do STF acabam por exercer uma dupla função e julgando o mesmo processo nas duas cortes. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS