MARCOS ROGÉRIO: Senador propõe emenda para proteger a liberdade de expressão na internet

A emenda apresentada visa garantir que as plataformas online, como redes sociais e provedores de conteúdo, não sejam responsabilizadas por opiniões e informações postadas por usuários

MARCOS ROGÉRIO: Senador propõe emenda para proteger a liberdade de expressão na internet

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No dia 27 de novembro, o STF vai analisar dois processos que, na prática, estabelecerão regras para o uso das redes sociais, utilizando trechos do PL das Fake News, agora incluídos na Resolução 23.732/24 do TSE para estas eleições.
 
Um dos artigos mais preocupantes do PL 2.630 de 2020, reproduzido na resolução, exige que as plataformas removam conteúdos considerados desinformativos sem a necessidade de uma ordem judicial. Esse artigo desconsidera o Marco Civil da Internet, que estabelece que a remoção de conteúdos só deve ocorrer com autorização judicial.
 
Em reação à essa tentativa de regulação das redes sociais, o senador Marcos Rogério apresentou, nesta segunda-feira (21/10), uma emenda à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da liberdade de imprensa, a PEC 67/2023, apresentada pelo senador Rogério Marinho (PL-RN). 
 
A PEC tem como objetivo garantir a liberdade de imprensa no Brasil, protegendo o direito à informação e assegurando que jornalistas e veículos de comunicação possam atuar na fiscalização do governo e das instituições sem serem processados pela divulgação de entrevistas ou declarações de terceiros.
 
Marcos Rogério busca expandir essa proteção também para a internet. A emenda apresentada visa garantir que as plataformas online, como redes sociais e provedores de conteúdo, não sejam responsabilizadas por opiniões e informações postadas por usuários, desde que sigam os seus termos de uso. 
 
“Em 2014, quando aprovamos no Parlamento o Marco Civil da Internet, atuamos para garantir a liberdade de expressão online sem censura. O modelo de responsabilização escolhido para a responsabilização dos provedores de internet por conteúdos e manifestações de terceiro foi feito de maneira equilibrada e sem fomentar a censura prévia (efeito resfriador)”, explicou Marcos Rogério.
 
A ideia da emenda é fortalecer esse modelo, garantindo que a população tenha mais acesso à informação por diferentes meios, além da mídia tradicional, e possa avaliar os fatos a partir de vários pontos de vista. Isso também inclui a possibilidade de recorrer à Justiça em casos em que as plataformas não consigam resolver os problemas por conta própria.
 
Com essa proposta, Marcos Rogério busca garantir um equilíbrio entre a responsabilidade das plataformas e o direito de as pessoas acessarem informações de forma livre e diversificada.
 
"Precisamos garantir que a internet continue sendo um espaço de liberdade, onde todos possam ter acesso à informação e expressar suas opiniões sem medo de censura. A emenda que eu apresentei busca proteger esse direito e, ao mesmo tempo, assegurar que as plataformas sejam justas e transparentes ao lidar com eventuais abusos", afirmou o senador Marcos Rogério.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

O TCE-RO rejeitou o novo contrato de limpeza urbana da capital; a Câmara aprovou mesmo assim. Qual sua opinião sobre isso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS