Durante uma Audiência de Instrução realizada nesta última semana na Assembleia Legislativa de Rondônia – ALE/RO, a secretária da SEPOG, Beatriz Basílio Mendes, afirmou que muito em breve o Governo do Estado deverá editar um decreto de contenção de gastos devido à queda de arrecadação do Governo, que está vivendo um momento de “recessão”.
Ainda de acordo com a secretaria, uma determinação do governador Marcos Rocha (UNIÃO) já está fazendo com que as secretarias de Estado já estão trabalhando em regime de redução de despesa, e que haverá uma redução no orçamento para o ano de 2025.
O indicativo de recessão nas contas do estado de Rondônia é grande a também foi confirmado pelo procurador geral de Rondônia, Thiago Alencar, que garantiu que estamos vivendo um “momento histórico” de queda de arrecadação.
A recessão econômica quando não bem gerida pelos entes públicos leva a consequências graves como desemprego, queda nos serviços oferecidos pelo setor público, congelamento de salários, entre outros problemas.
Com a redução do orçamento para 2025 anunciada pela secretaria da SEPOG, o governador Marcos Rocha terá de onde irá reduzir os investimentos do Governo para evitar que o estado entre em colapso.