A vereadora Ellis Regina protocolou na Câmara Municipal de Porto Velho o Projeto n⁰ 4676/2024, que, dentre outras indicações, prevê a criação de um Centro de Referência em Curativos e Cicatrizações. O projeto está em tramitação nas comissões permanentes do Legislativo Municipal e ainda não possui data para votação.
Em sua justificativa, a vereadora revelou que a indicação da lei parece ser muito simples para uma situação que é muito grave. Feridas mal curadas muitas vezes evoluem para quadros crônicos e graves que podem levar a amputação de membros. É uma situação que é mais comum do que se imagina e negligenciada pelas autoridades em saúde.
O projeto da vereadora encontra respaldo no próprio Conselho Regional de Enfermagem (Coren) que vê no centro a criação de uma política pública que garantiria o tratamento de centenas de cidadãos que padecem diariamente com feridas crônicas, e que precisam de um acompanhamento especializado por profissionais de enfermagem.
“Algumas feridas são difíceis de cicatrizar e podem dar origem a lesões crônicas que não respondem a tratamentos convencionais. Há pessoas que convivem dezenas de anos, ou por décadas, com essas feridas que lhe incapacitam, diminuem sua expectativa e principalmente sua autoestima. É portanto, um tratamento de grande importância para a capital a ser desenvolvido pelo município”, avaliou.