A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou uma indicação à Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) enfatizando a necessidade de tornar mais ágil e efetivo o processo para a concessão dos benefícios do Tratamento Fora do Domicílio (TFD). A parlamentar destacou que o objetivo da proposição é a urgência de adotar medidas para melhorar a eficiência do trâmite dos benefícios do TFD.
O pedido foi motivado por uma demanda apresentada pelo vereador "Neguinho", do município de Nova União, que relatou atrasos na liberação das passagens e da ajuda de custo do TFD. Esses atrasos estão causando transtornos graves aos pacientes que dependem do programa para acessar tratamentos médicos especializados fora de seu município de residência.
"A demora na viabilização do processo pode gerar impacto direto na saúde do paciente, angústia e estresse em suas famílias, além de dificultar o planejamento e levar a gastos imprevistos e elevados", afirmou Cláudia de Jesus. A deputada concluiu ressaltando que a tomada de providências para resolver essa situação é urgente para garantir que os pacientes e seus familiares possam focar exclusivamente na recuperação da saúde, sem o desgaste de preocupações adicionais relacionadas ao acesso ao tratamento.