O clima eleitoral em Rondônia está esquentando com a aproximação das eleições municipais. O Partido Liberal (PL), do presidente de honra o ex-presidente Jair Bolsonaro, ganhou um reforço significativo após a visita do senador Marcos Rogério e do deputado federal Coronel Chrisóstomo aos municípios do estado. A dupla percorreu diversas cidades como Vilhena, Colorado do Oeste, Cerejeiras, Chupinguaia, Jaru, Guajará-Mirim, São Miguel, Ariquemes dentre outras. A visita dos parlamentares foi para fortalecer a base partidária e preparar o terreno para os pré-candidatos.
Com mais de 900 pré-candidatos disputando vagas em 52 municípios, a convenção partidária estadual do PL terá a difícil tarefa de escolher os representantes que participarão do pleito. Coronel Chrisóstomo enfatizou a importância de uma seleção criteriosa, visando uma nominata forte, de qualidade e competitiva. "Tenho acompanhado de perto a política municipal do meu estado, visitado o máximo de municípios. A luta incessante do Partido Liberal é para que tenhamos uma nominata forte, honrada, de qualidade e competitiva. Sabemos que precisamos de ajustes e pessoas sérias que continuem defendendo nosso povo nos municípios", afirmou o Coronel Chrisóstomo.
Todos os eleitores que estejam com o cadastro atualizado e sem pendências administrativas com a Justiça Eleitoral estarão aptos a votar nas eleições de outubro. O número total de eleitores aptos a participar do processo será conhecido apenas próximo das eleições, em outubro de 2024, onde o TSE termina suas campanhas para deixar toda pleito preparado.
As eleições municipais deste ano, realizadas em todo o Brasil com exceção do Distrito Federal, contarão com milhares de candidatos, tornando o pleito extremamente concorrido. A participação nas eleições municipais é vista como um termômetro para as eleições majoritárias de 2026, sendo um indicativo do cenário político futuro no país.