As obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim continuam a progredir de forma notável, atingindo agora a marca de 60% de conclusão, conforme o último relatório emitido pelo Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (Unops), órgão especializado em infraestrutura da Organização das Nações Unidas (ONU). A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) expressou sua satisfação com esse novo marco, ressaltando sua ansiedade pela inauguração do hospital.
“Estou muito contente com o avanço e venho acompanhando de perto todos esses processos. Lutamos na Assembleia, buscamos soluções e hoje estamos vendo o fruto do trabalho de um parlamentar se desenvolvendo, fico muito contente vendo esse progresso, é a minha região, e aqui eu quero ver saúde de qualidade. A ansiedade está a mil”, expressa a parlamentar.
A deputada também destacou a importância da união de esforços entre o governo estadual, liderado pelo governador, coronel Marcos Rocha (União Brasil), o secretário de Estado da Saúde e todos os envolvidos, enfatizando que essa colaboração fortalecerá o sistema de saúde local e garantirá dignidade à população. Atualmente, a obra emprega mais de 50 profissionais, e 82% desses, são residentes de Guajará-Mirim, o que evidencia o impacto positivo da construção na geração de renda local.
Uma das maiores mudanças nesse tempo que a obra retornou foi a troca do telhado. As novas telhas são termoacústicas que permitem uma maior eficiência térmica, contribuindo para a economia de energia com o sistema de climatização. De acordo com o boletim da Unops, hospital terá características que permitirão a redução do consumo de água e energia, tais como brises e esquadrias com maior abertura para aproveitar a luz natural; placas solares para fazer o aquecimento dos chuveiros e torneiras que reduzirão o consumo de água em 70%.
“Na minha última visita à obra, já foi possível ver as diferenças, está ficando tudo de acordo com o que a população merece. Subi até no telhado para entender melhor o que está sendo feito, eu gosto de acompanhar tudo de perto. Quero deixar meu agradecimento ao governador, coronel Marcos Rocha, e ao secretário de Saúde, Jefferson Rocha, por toda disponibilidade e carinho com a minha região”, disse a deputada.