A Câmara dos Deputados se prepara para receber uma importante proposta, trata-se do Projeto de Lei 4.715/2023, aprovado no Senado Federal na Comissão da Infraestrutura, que permitirá a operação de empresas aéreas estrangeiras em voos domésticos na Amazônia Legal, e será apensado ao PL 539/2024 de autoria da Deputada Federal Cristiane Lopes, que já está em tramitação e tem o mesmo objetivo.
Reforçando o compromisso do legislativo em promover mudanças positivas na região, a deputada Cristiane Lopes informou que esse PL é uma resposta à crescente demanda por soluções eficientes e acessíveis para o transporte aéreo na região Norte do Brasil.
“A abertura do mercado para empresas internacionais é vista como uma maneira de aumentar a competitividade, melhorar os serviços e reduzir os preços das passagens aéreas, beneficiando diretamente os moradores da Amazônia Legal”, justificou.
Em Brasília, a parlamentar deu um passo importante na Comissão de Viação e Transportes, o requerimento nº 09/2024, de sua autoria, que solicita uma audiência pública para discutir os problemas e encontrar soluções para o transporte aéreo de passageiros na região Norte do Brasil, foi aprovado por unanimidade. “Será crucial reunir autoridades, especialistas e a sociedade civil para debater estratégias e programar melhorias no setor aéreo”, pontou.
A proposta da deputada é um avanço na busca por soluções que contribuam para o crescimento sustentável da Amazônia Legal. Com o apoio dos parlamentares e da sociedade civil, a expectativa é de que o projeto seja debatido e votado em breve na Câmara dos Deputados, abrindo caminho para uma nova era de desenvolvimento e progresso na região norte.
Em Rondônia, Cristiane Lopes trabalha em conjunto com a Comissão Céus Abertos, formada pela Sociedade Civil Organizada. A deputada participou de diversas reuniões, incluindo a Rondônia Rural Show, a maior feira de agronegócio da região Norte, com o objetivo de discutir soluções definitivas para a questão dos voos no estado de Rondônia.
Por fim, Cristiane Lopes ressalta a importância do engajamento de todos os envolvidos para que essa mudança aconteça. "Vamos juntos fazer essa mudança acontecer! Levem adiante essa iniciativa que beneficiará tanto a nossa Amazônia quanto todo o Brasil!", conclui a parlamentar.