TAISSA SOUSA: Deputada propõe PL para solucionar a falta de Médicos Legistas em RO

TAISSA SOUSA: Deputada propõe PL para solucionar a falta de Médicos Legistas em RO

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) apresentou recentemente um Projeto de Lei 479/2024 na Assembleia Legislativa de Rondônia visando solucionar um problema que afeta diversas regiões do estado: a falta de médicos legistas. Esse déficit, que se estende há mais de anos, tem causado sofrimento e indignidade às famílias, especialmente em Guajará-Mirim e Nova Mamoré, onde a espera para a realização de autópsias pode chegar a 16 horas.
 
Em um discurso no plenário, a deputada destacou a gravidade da situação, relatando o impacto direto na vida das pessoas. “Quando você perde um ente querido, você quer pelo menos o direito de se despedir. E quando essa espera de, às vezes, doze, quatorze, dezesseis horas, sem poder se despedir, a população é que sofre”, declarou.
 
 
Projeto de Lei
 
Para enfrentar essa problemática, a parlamentar propôs um projeto de lei que institui a política estadual de contratação de peritos e médicos legistas Ad Hoc. “Teve a convocação mas infelizmente não foi apresentada a quantidade de agentes necessários para poder ser destinado à nossa região. Então buscando outra solução, protocolei um Projeto de Lei para que nos lugares onde não há um médico legista permanente, os profissionais que tenham o conhecimento médico adequado possam realizar o serviço, mediante justa remuneração. Isso evita que os corpos tenham que ser transportados para a capital para autópsia”, expressou a deputada.
 
Segundo a parlamentar, desde que assumiu o mandato em fevereiro do ano passado, tem buscado soluções junto à Polícia Civil e autoridades competentes para suprir essa demanda. “Desde o ano passado, a partir do momento que eu assumi o mandato em fevereiro, percorri lá junto com o Dr. Samir, na Polícia Civil, buscando que os médicos legistas pudessem atender a minha região”, expressou Dra. Taíssa.
 
A Dra. Taíssa faz um pedido ao governo do Estado e aos demais parlamentares para que aprovem a iniciativa com urgência. “Aqui eu faço um pedido, peço encarecidamente do governo do Estado, que possa, juntamente com a Assembleia, aprovar esse projeto de lei, para que nas nossas regiões possam ter um médico legista”, expressou a parlamentar.
 
A falta de médicos legistas têm sido uma questão recorrente no estado de Rondônia, onde a sobrecarga de trabalho e a escassez de profissionais comprometem a prestação de serviços essenciais. A iniciativa da deputada busca assegurar que o direito a um luto digno seja respeitado em todas as regiões.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS