CONFÚCIO MOURA: Frente Parlamentar buscará soluções para exploração de ouro e minerais

CONFÚCIO MOURA: Frente Parlamentar buscará soluções para exploração de ouro e minerais

Foto: assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Estado de Rondônia se depara com o antigo problema da faiscação de ouro de aluvião no Rio Madeira, e de outro lado possui áreas pesquisadas com minerais estratégicos, mas não há qualquer controle sobre elas. O Projeto 66/2021 criando a Frente é de autoria do senador Chico Rodrigues (RR-DEM), foi relatado pelo senador Alan Rick (União-AC) e emendado pelo senador Cid Gomes (PSB-CE).
 
O pedido para visita de parlamentares a Rondônia, a fim de avaliar os problemas minerais é antigo.
 
A Frente agora deverá fiscalizar ações empreendidas pelo Poder Público no sentido de aprimorar políticas públicas referentes ao ouro, sua prospecção, extração (garimpo) e comercialização.
 
Cid Gomes, autor da emenda, ampliou o âmbito de atuação da Frente incluindo todos os minerais estratégicos e de transição entre os seus temas de interesse. Estratégicos são aqueles utilizados em produtos e processos de alta tecnologia, os que o Brasil importa em alto percentual, e também aqueles que têm peso na geração de superávit na balança comercial brasileira: nióbio, urânio, titânio, ferro, lítio e cobre. Rondônia tem todos eles.
 
O senador Confúcio informou que o componente ambiental poderá ser melhor tratado, pois a maioria das minas de exploração estão em precárias condições. Em seu município, por exemplo, no auge da exploração do garimpo Bom Futuro – o maior do mundo a céu aberto – dezenas de pessoas morreram soterradas durante o trabalho de cata da cassiterita (minério de estanho).
 
 
A Frente estudará as condições humanas dos garimpeiros, a depredação ambiental e o comércio ilegal. Metais e minerais ainda são contrabandeados em Rondônia, da mesma forma que em outras regiões amazônicas.
 
Segundo estudos feitos pela assessoria técnica do Senado Federal, o País acumula prejuízos em consequência do descontrole da extração e da comercialização.
 
A cadeia produtiva do ouro não avançou desde o auge dos garimpos nos anos 1980 em Rondônia, por exemplo. Atualmente, é comum agentes ambientais explodirem dragas e balsas em atuação em diferentes pontos do Rio Madeira. Famílias inteiras são dependentes do êxito na exploração, porque trabalham na alimentação e no auxílio geral aos garimpeiros.
 
O projeto do senador Chico Rodrigues propõe o aumento das reservas de ouro para assegurar “o fortalecimento da condição financeira nacional frente aos negócios internacionais.”
 
Dados atuais (2019) do ouro, segundo a World Gold Council e a Metals Focus.
 
• China: 383,2 toneladas
 
• Rússia: 329,5 toneladas
 
• Austrália: 325,1 toneladas
 
• EUA: 200,2 toneladas
 
• Canadá: 182,9 toneladas
 
• Peru: 143,3 toneladas
 
• Gana: 142,4 toneladas
 
• África do Sul: 118,2 toneladas
 
• México: 111,4 toneladas
 
• Brasil: 106,9 toneladas
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Cafeeira Gasqui LTDA

Antex Modas S/A

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS