Nesta terça-feira (2) a deputada estadual
Dra Taíssa Sousa (Podemos), durante a Comissão dos direitos da criança, adolescente, mulher e idoso (CDDCAMI), na Assembleia Legislativa de Rondônia, ressaltou a importância da conscientização do autismo. De acordo com a parlamentar, a falta de informação cria muitos desafios, além disso, esse desconhecimento tende a atrasar o diagnóstico.
A conscientização do autismo é o primeiro passo para construção de uma sociedade mais compreensiva e acolhedora. Durante sua fala, a parlamentar também ressaltou a importância do laudo médico para a garantia dos direitos da pessoa autista e também para o tratamento adequado. “Gostaria de deixar minha solidariedade à comunidade autista, pois sei que ainda faltam muitos avanços para inclusão, como na rede de ensino, e principalmente para diagnóstico médico, que é tão importante”, expressou a parlamentar.
ABRIL AZUL
O Abril Azul é comemorado todos os anos como um mês dedicado à conscientização do autismo, com objetivo de envolver toda a comunidade nas causas que incluem tais distúrbios e condições do TEA, a fim de buscar uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva.
A causa é celebrada anualmente no dia 2 de abril, que é considerado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi estabelecida em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU).