CONFÚCIO MOURA: Senador destaca a importância da primeira infância para o pleno desenvolvimento

Para o parlamentar, o cuidado com a população autista deve ser compartilhada entre a família, sociedade e poder público

CONFÚCIO MOURA: Senador destaca a importância da primeira infância para o pleno desenvolvimento

Foto: assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) em pronunciamento no Plenário do Senado lembrou que nesta terça-feira, 2 de abril é celebrado como o Dia Mundial do Autismo, data muito especial e oportunidade para aumentar a consciência sobre o autismo em todo o mundo, além de promover aceitação social e a celebração da diversidade neurocognitiva entre pessoas.
 
De acordo com o parlamentar, a data é uma celebração que visa não apenas educar o público sobre o autismo, mas combater os estigmas. “Para citar uma parábola bíblica, cuidar da primeira infância de nossas crianças é o mesmo que edificar a casa sobre a rocha. Os alicerces sólidos produzirão um adulto saudável e vocacionado a ser feliz. Assim sendo, destaco a importância crucial do atendimento às crianças na primeira infância, especialmente àquelas que são diagnosticadas com autismo”, disse o parlamentar.
 
Para o senador, a primeira infância é o período decisivo de desenvolvimento do ser humano, no qual as bases para habilidades cognitivas e emocionais são estabelecidas. Segundo ele, por meio do Marco Legal da Primeira Infância, nome pelo qual ficou conhecida a Lei nº 13.257, de 2016, o Estado estabelece diretrizes e princípios para orientar a criação de políticas públicas voltadas à faixa etária que vai do bebê na barriga à criança de seis anos.
 
O parlamentar lembrou de ter sido designado como Relator do PL nº 2.650 de 2022, originário da Câmara dos Deputados, que aperfeiçoa o Marco Legal da Primeira Infância em dois pontos fundamentais. “O projeto da Deputada Erika Kokay (PT-DF) deixa claro, acertadamente, que o poder público deve oferecer serviços que propiciam desenvolvimento infantil pleno, inclusivo, focado na aquisição de competências humanas e sociais, especialmente no que diz respeito às crianças com necessidades especiais”, ressaltou Confúcio.
 
O atendimento à primeira infância para crianças autistas deve ser holístico e integral, defende o senador Rondoniense. Segundo ele, para que compreenda áreas de terapia comportamental, fonoaudiologia, terapia ocupacional, neurologia, clínica geral, com professores e o apoio psicossocial para a família. “Quanto mais cedo essas intervenções começarem melhores serão os resultados. A família deve se concentrar em oferecer amor e cuidado aos filhos autistas. Ao Estado cabe disponibilizar recursos especializados a quem necessita”, concluiu Confúcio Moura.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS