CONFÚCIO MOURA: Atleta Cidadão vai além das quadras e gramados do IFRO

O senador participou nesta quinta-feira, 28, do lançamento do projeto

CONFÚCIO MOURA: Atleta Cidadão vai além das quadras e gramados do IFRO

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

“Quando candidato a reitor, o professor Moisés Rosa já falava em pôr o projeto nas ruas, e hoje os dois programas se encontram, o futuro só o tempo era dizer” – disse Confúcio referindo-se ao projeto municipal Talentos do Futuro.
 
Segundo Rosa, o projeto pioneiro começaria em Colorado do Oeste em 2009, porém, a Câmara Municipal só o aprovou depois. Ele agradeceu a “sensibilidade e a solidariedade” de Confúcio por colocar o assunto em suas pautas urgentes.
 
O senador lembrou que a parceria com o IFRO vem do seu mandato de governador, quando instalou o projeto de mediação tecnológica no estado.
 
“O saudoso ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, lançou o Esporte por Toda Parte, e depois, o Esporte à Meia-Noite. Poderemos adotar esse modelo aqui” – sugeriu saudando professores de educação física e apoiadores.
 
Dez diretores gerais participaram do ato no campus Calama do IFRO. O projeto beneficiará aproximadamente 3.200 estudantes, regularmente matriculados em escolas da rede pública ou privada de ensino no estado, na faixa etária entre 13 e 17 anos.
 
“Nossa gratidão ao governo federal, ao senador Confúcio pela forma visionária como trata a educação, os esportes e outros temas, disse o professor de educação física Olakson Pedrosa.
 
É um trabalho a longo prazo, mas já se antevê resultados. Uma delas, no âmbito escolar, é a exigência para os colaboradores apresentarem certidões criminais negativas. Os polos funcionam em Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Cerejeiras, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, São Miguel do Guaporé e Porto Velho (três). Ji-Paraná supervisiona duas aldeias indígenas.
 
“Daí, também a necessidade da parceria com o Ministério dos Esportes, porque contaremos mais de três mil participantes” – previu Pedrosa.
 
O IFRO selecionou por edital professores que atuarão nos polos: Colorado do Oeste (Cerejeiras e Pimenteiras do Oeste); Vilhena; Ji-Paraná; Cacoal; São Miguel do Guaporé; Jaru; Ariquemes; Porto Velho Calama; Porto Velho Zona Norte; Porto Velho Zona Leste e Guajará-Mirim.
 
“Ações esportivas de uma maneira geral são a melhor maneira de afastar os jovens das drogas. Isso não é apenas um jargão” – afirmou o prefeito Hildon Chaves. “Vamos plantar a salvação de vidas; em 2017 iniciamos o Talentos do Futuro, com pouco mais de cem participantes, e hoje eles são mais de 2 mil.”
 
Segundo Chaves, o projeto é o único no País com a complementação alimentar. Lembrou que o Sub-12 do judô tem um participante da Capital, e de um rapaz encaminhado pelo Ministério Público para ginástica artística. “Ele brilhou em Salvador e atualmente mora em Sergipe, sendo titular da equipe brasileira olímpica dessa ginástica
 
No palco, a coordenadora do projeto, professora Adriane Rebouças, justificou uma das marcas: transformando vidas. “Na verdade, muitos dos contemplados (bolsistas) nem tinham condições de ir à escola, e hoje desfrutam da preparação profissional.”
 
No palco, a aluna Taiane Alencar, 19 anos, contou que iniciou no basquetebol depois de uma vida sedentária. E mais: seus pais não tinham condições de pagar uma escolinha. “Hoje sou jogadora e devo tudo ao IFRO” – afirmou.
 
Animado, o professor Amisley Araújo coordenador do Polo Ariquemes, vê a possibilidade da profissionalização de bons atletas e de atender carências em diferentes escolas.
 
A secretária municipal de educação em Porto Velho, Gláucia Negreiros, elogiou o senador: “Todas as secretarias municipais de educação são suas admiradoras; o senhor tem compromisso, motivação, e seus investimentos são prioritários para ser alcançado o maior número possível de estudantes atendidos.”
 
“A pandemia mostrou-nos o quanto a escola aberta contribui para aprendizagem; temos escolas distantes até 400 quilômetros e elas precisam ser percebidas” – acrescentou frisando que os espaços escolares ultrapassam os compromissos curriculares.
 
“A formação cidadã converge com o projeto da prefeitura” – disse o diretor Leonardo Leocádio. “Podemos estender nossas atividades além do IFRO, em benefício das comunidades” – ela previu.
 
“O Brasil é o País do futebol? Sim, e temos a 8ª maior economia do mundo. No entanto, somos também o País das desigualdades, por isso devemos investir nos esportes” – disse o presidente da Comissão de Educação na Câmara Municipal de Porto Velho, Aleks Palitot.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS