A deputada estadual
Gislaine Lebrinha (União Brasil), intermediou uma reunião, nesta última terça-feira (19), entre o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Rondônia (IDARON) e a Gestão Municipal de São Miguel do Guaporé, para debater a possibilidade de estabelecer uma parceria, visando mais praticidade no processo de emissão de Nota Fiscal do Produtor Rural. O encontro contou com a presença do Coordenador Geral de Administração do município, Adriano Soares, representando o prefeito Cornélio Duarte, além dos vereadores Fabiano Esteves e Toninho e o diretor executivo do Instituto, Licério Correa, representando o presidente da autarquia Júlio Cesar.
A gestão municipal solicitou a possibilidade de uma parceria com o órgão, dispondo de um servidor municipal para atuar dentro do Idaron em Santana do Guaporé, para auxiliar nos serviços de emissão de Notas Fiscal do Produtor Rural. A proposta visa aprimorar significativamente os serviços oferecidos aos agricultores locais. Com a oferta desse serviço, os produtores poderão agilizar suas operações, reduzindo custos e tempo, enquanto fortalecem a economia da região.
Na reunião, a deputada Lebrinha destacou que a parceria não apenas simplificaria a vida dos produtores rurais, eliminando a necessidade de deslocamentos desnecessários para lidar com questões burocráticas em municípios vizinhos, mas também enfatizou que isso não acarretaria em despesas adicionais para o IDARON. Ela ressaltou que a responsabilidade pelo custeio desse colaborador seria da prefeitura.
O diretor Licério informou que a solicitação é válida. Segundo ele, é uma política constante do IDARON, estabelecer métodos para promover mais facilidade ao produtor quanto aos procedimentos de emissão de nota e outros serviços, ele informou ainda que, por determinação do presidente da autarquia, a solicitação seria encaminhada ao corpo técnico para os trâmites de celebração da parceria.