COMBÚSTIVEL DO FUTURO: Projeto é um dos mais importantes da pauta verde no Congresso, afirma Confúcio

Para o senador, projeto de Lei estabelece programas de estímulo à produção de biocombustíveis, além de delimitar percentuais mínimos de etanol e biodiesel nas misturas de gasolina e diesel no Brasil

COMBÚSTIVEL DO FUTURO: Projeto é um dos mais importantes da pauta verde no Congresso, afirma Confúcio

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Ao iniciar os trabalhos da Comissão de Infraestrutura, nesta terça-feira (19), o presidente do Colegiado, senador Confúcio Moura (MDB-RO), destacou que o Projeto de Lei nº 4516, de 2023, aprovado na semana passada, por ampla maioria, na Câmara dos Deputados, conhecido como PL do Combustível do Futuro, e que já está no Senado, trata-se de um novo e abrangente marco legal para o setor de biocombustíveis no país.
 
De acordo com o parlamentar, após intensas discussões, acrescidas e fundamentadas por depoimentos de diversos especialistas, a aprovação da matéria na Câmara se deu por meio do PL nº 528, de 2020, tendo como base o PL nº 4516, de 2023, oriundo do Poder Executivo. “O substitutivo cria o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação, o Programa Nacional de Diesel Verde e o marco legal da captura e da estocagem geológica de dióxido de carbono. E estes são os temas centrais em discussão no mundo” disse.
 
Entre diversas outras medidas importantes, Confúcio Moura enfatizou que o substitutivo aprovado cria ou amplia as adições obrigatórias de biodiesel, diesel verde e etanol etílico anidro, além de determinar redução das emissões de gases de efeito estufa pelo setor de gás natural por meio da adição de biometano.
 
A proposição regulamenta, também, segundo Confúcio Moura, as atividades da indústria de captura e estocagem geológica de CO2 e promove a integração entre importantes programas do setor, como o RenovaBio, o Mover e o PBEV. “Trata-se de um dos mais importantes projetos da pauta verde no Congresso Nacional. A proposição atende a antigos pleitos das entidades que representam a cadeia produtiva dos biocombustíveis. Logo, é uma grande vitória para o País”, afirmou o parlamentar.
 
Reunião da Comissão de Infraestrutura presidida pelo senador Confúcio Moura
 
 
Confúcio Moura falou ainda que o Congresso Nacional precisa estar atento às suas responsabilidades. “Temos um papel fundamental no desenho de políticas que impactam diretamente a economia, o meio ambiente e a saúde pública, equilibrando os interesses econômicos com a necessidade urgente de preservação dos recursos naturais e da biodiversidade. Esta tarefa não é simples”, alertou o senador.
 
Mais do que um avanço na política energética, Confúcio Moura, lembrou que o Congresso está diante de uma mudança de grande impacto econômico e ambiental. “Ao legislar sobre questões ambientais, temos a oportunidade de liderar o caminho para a economia verde, estimulando inovações sustentáveis e investimentos em tecnologias limpas. Se formos bem, o futuro de todos está garantido”, ponderou.
 
Segundo Confúcio Moura, um dos efeitos da lei será o incentivo à indústria relacionada aos combustíveis renováveis, sobretudo no setor de transportes. “Uma coisa é certa: temos compromisso com a redução da emissão dos gases de efeito estufa, e esse é o caminho”, disse.
 
Ao finalizar, Confúcio Moura afirmou que essas ações reforçam o compromisso do Brasil com os acordos internacionais de proteção ao meio ambiente e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, além de fortalecer a imagem do País como um líder global em sustentabilidade.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS