JAIME BAGATTOLI: Senador preside audiência pública que debateu novas regras para extração e comércio de ouro

Parlamentar lembrou que assunto é de interesse de estados da região amazônica

JAIME BAGATTOLI: Senador preside audiência pública que debateu novas regras para extração e comércio de ouro

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nesta terça-feira (12), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) analisou o projeto de lei que busca aprimorar o controle sobre a origem, compra, venda e o transporte de ouro no país. O tema foi debatido durante uma audiência pública presidida pelo senador Jaime Bagattoli (PL) na comissão. 
 
“O que nós temos hoje é um sistema que carece de controles sobre a origem e produção de ouro e isso acaba alimentando a extração em áreas proibidas. Por isso, solicitei essa audiência pública para mostrar que, enquanto não houver regulamentação, vai ser impossível impedir o garimpo legal, principalmente em áreas de conservação e em terras indígenas”, explicou o senador. 
 
O PL 836/2021 é de autoria do senador Fabiano Contarato (PT) e foi alvo de críticas por proibir, justamente, a comercialização de ouro de origem de em terras indígenas. “Se mantivermos o texto como está, os indígenas até poderiam fazer a exploração do minério em suas terras, conforme previsto na Constituição Federal, mas não poderiam vender esse ouro, pois o projeto proibiria, mesmo que os indígenas viessem a respeitar todas as regras ambientais”, acrescentou o senador Bagattoli.
 
Atualmente, a falta de controle sobre a origem do ouro tem fomentado, por exemplo, o garimpo ilegal em muitos estados da Amazônia Legal. No entanto, outra preocupação levantada pela maioria dos participantes da audiência foi a presença do crime organizado na extração e comercialização do ouro na Amazônia, o que justifica a necessidade de regulamentação da cadeia de exploração do metal. 
 
“Temos um potencial gigante na nossa região, mas corremos o risco de perder ele para a ilegalidade. Enquanto isso, associações de garimpeiros têm sofrido com a falta de regulamentação que tem prejudicado os trabalhos e a geração de renda na região”, concluiu o senador. 
 
A audiência pública contou com as presenças de representantes da Polícia Federal, do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), pesquisadores da área de Mineração e Energia, entre outros. O tema segue em debate no Senado.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS