CLÁUDIA DE JESUS: Deputada impulsiona educação inclusiva com PL para ensino de libras em escolas

Projeto de lei visa garantir a inclusão educacional da comunidade surda em Rondônia.

CLÁUDIA DE JESUS: Deputada impulsiona educação inclusiva com PL para ensino de libras em escolas

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em uma iniciativa voltada para a inclusão educacional e social em Rondônia, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou um Projeto de Lei (PLO 383/2024) que propõe a inserção da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na grade curricular do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública de Ensino, marcando um passo significativo em direção à igualdade de oportunidades educacionais para a comunidade surda.
 
Desde o reconhecimento oficial da Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação e expressão pela Lei nº 10.436, de 2002, a ausência de seu ensino nas escolas públicas tem sido um obstáculo ao desenvolvimento pleno dos estudantes surdos. A proposta da deputada busca superar essa barreira, proporcionando uma educação mais inclusiva, que abrace não apenas a comunidade surda, mas também outras minorias.
 
"A implementação do ensino de libras permitirá que todos os alunos, sejam surdos ou ouvintes, aprendam a se comunicar por meio dessa língua, promovendo a interação e o respeito à diversidade linguística e cultural", destacou Cláudia de Jesus. O projeto segue pela Casa de Leis para análise das Comissões.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS