ALEX REDANO: Deputado coordena reunião entre moradores do PAF Jequitibá, Incra e Sedam

Produtores rurais que moram na área há décadas pediram apoio do parlamentar para fazer junção de forças com bancada federal em Brasília (DF)

ALEX REDANO: Deputado coordena reunião entre moradores do PAF Jequitibá, Incra e Sedam

Foto: Reprodução

Na tarde da última quinta-feira (22), no plenarinho 02, da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o deputado estadual Alex Redano (Republicanos) coordenou uma reunião de trabalho entre moradores do PAF Jequitibá, que fica a cerca de 60 quilômetros de Porto Velho, representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
 
Na oportunidade, em conversa com produtores rurais que residem na área há décadas, Alex Redano explicou os motivos do encontro. “A gente está aqui para conversar, tirar as dúvidas e evitar desinformação. Também queremos encontrar saídas para a população. Eu creio que para aquela área, o melhor caminho é a titulação definitiva. Tem que envolver todas as autoridades, especialmente o Governo Federal por meio do Incra”, comentou ele.
 
Estiveram presentes o servidor do Incra, conhecido como Antônio do Incra, e o secretário Estado do Desenvolvimento Ambiental, Marco Antônio Lagos. Alex Redano deu as boas vindas a todos os presentes e acredita que o melhor caminho é aliar o desenvolvimento com a preservação das florestas. “Eu tenho um viés mais desenvolventista. Não adianta preservar as florestas se faltar o feijão e o arroz na mesa do povo”.
 
Rosildo Costa Lopes, agricultor que mora no PAF Jequitibá, agradeceu o empenho do deputado estadual em reunir os moradores e os órgãos responsáveis pela região. “Agradecemos esse apoio essencial que o deputado está dando para a gente. O senhor tem que intermediar algo nessa causa lá em Brasília, pois é lá é que vão resolver nossa situação. A gente não quer que aconteça igual aconteceu no Pará. Devemos nos mobilizar por ações políticas e jurídicas em todas as esferas de poder. Temos que juntar os oito deputados federais, os três senadores, o governador e o presidente da Assembleia Legislativa”, pontuou ele.
 
Já Jânio, mais conhecido como Zoca, que também é agricultor sugeriu que “temos que mudar a portaria para um PA normal para poder fazer a regularização das famílias. Passa alguém na estrada, joga um fogo e essa situação nunca vai mudar. Tira o PA Florestal e o que tiver que corrigir, a gente corrige. O que não podem é amedrontar ou tirar as pessoas que moram ali há tanto tempo”.
 
O ex-deputado federal Lindomar Garçon (Republicanos) se colocou à disposição no que for possível para ajudar a todos em Brasília. “O deputado Alex tem muito crédito com a bancada federal em Brasília. Ele ajudou a população de Rio Pardo que estava em uma situação difícil. Ele convocou toda a bancada federal para fazer uma sessão lá e encontraram uma solução. Vamos ajudar a marcar uma audiência com o ministro e o presidente do Incra para podermos tentar derrubar essa portaria do PAF Jequitibá”.
 
Durante a reunião ficou definido que serão enviados diversos ofícios para vários órgãos federais, incluindo o próprio Incra, o Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis e Meio Ambiente (Ibama), Ministério do Meio Ambiente e outros, para quem possam participar das discussões e decisões que possam surgir entre os participantes da iniciativa e moradores do PAF Jequitibá.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS