CLÁUDIA DE JESUS: Deputada faz alerta sobre aplicação de agrotóxicos na TI Puruborá

Indígenas relataram impactos ambientais no território

CLÁUDIA DE JESUS: Deputada faz alerta sobre aplicação de agrotóxicos na TI Puruborá

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) solicitou fiscalização do Governo do estado e da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), quanto a pulverização de agrotóxicos no entorno da Terra Indígena do povo Puruborá, nas proximidades da aldeia Aperoi, na cidade de Seringueiras.
 
"É uma situação que nos preocupa. Temos uma reparação histórica e ancestral com os povos originários e os governos devem levar políticas públicas de promoção das Terras Indígenas. É preciso verificar os danos que estão sendo causados ao meio ambiente e para as famílias e tomar medidas para cessar", disse a deputada.
 
De acordo com relatos dos indígenas, igarapés e o rio Manoel Correia estão sendo afetados pelo uso de produtos químicos aplicados em grandes fazendas para o plantio, cultivo e colheita em larga escala. Lideranças locais afirmam que houve expansão dos campos de soja entre os anos últimos dois anos, com uso de mecanização das terras e pulverização de agrotóxicos com a utilização de aeronaves. Em janeiro deste ano, a situação se agravou.
 
O que também preocupa os indígenas são os resíduos dos adubos químicos e agrotóxicos que são escoados para os leitos dos rios e igarapés. "O que pode estar consolidando um cenário triste com peixes mortos, de tamanhos e espécies variadas", diz o pedido de providências enviado ao Governo. Danos também são previstos para a Escola Indígena Estadual de Ensino Fundamental Yawara Puruborá, a casa de farinha da Associação Indígena Maxajá, roças e moradias de populações que habitam o território há dezenas de anos. Um relatório com fotos elaborado pelos indígenas foi encaminhado ao Governo junto com o pedido de providências da deputada.

Documentos anexos

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS