CONFÚCIO MOURA: Senador afirma que catadores de recicláveis são agentes ambientais importantíssimos

CONFÚCIO MOURA: Senador afirma que catadores de recicláveis são agentes ambientais importantíssimos

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nesta sexta-feira (22), durante o 20º Natal dos Catadores de Materiais Recicláveis, evento realizado na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, com a presença do presidente Lula, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) disse que no Congresso Nacional é um aliado desses profissionais que com transformam o lixo em utilidades e são agentes ambientais fundamentais, importantíssimos, para a sociedade brasileira.

O senador afirmou que a categoria dos catadores de materiais recicláveis precisa de apoio e elogiou o evento. “Acho fundamental esse encontro. Primeiro, pra dar uma injeção de coragem a todos os catadores do Brasil, dizer que não estão sozinhos.  A grande rede de solidariedade entre eles tira os da invisibilidade e promovem a importância desse trabalho extraordinário que é a reciclagem nas cidades. É um trabalho fenomenal, extraordinário mesmo. Todos os municípios e estados brasileiros devem apoiar”, explicou.
 
Presidente Lula falou da importância do trabalho dos catadores e catadoras do Brasil e reforçou o pedido de atenção dos seus ministros à categoria de catadores recicláveis e disse que 2023 foi o ano de recuperar o país. “Este ano foi pra gente arar a terra, ajeitar a terra, colocar a semente, e agora nós temos que ficar jogando água, porque daqui a pouco, tudo que a gente sonha, vai brotar. O que eu quero é que vocês deixem de ser invisíveis” protestou.
 
O evento em Brasília é uma iniciativa do Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e contou com a presença de 43 catadores do estado de Rondônia e desde 2009 é realizado com uma programação que envolve especialistas em resíduos, Governos Federal e Estaduais, catadores de materiais recicláveis, empresas e instituições, com o objetivo de promover a gestão eficiente dos resíduos sólidos por meio da inclusão social e melhores condições de trabalho e renda para os catadores.
 
EM TEMPO
 
Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea) mostrou o perfil dos catadores de material reciclável e apontou que existem mais de 380 mil destes profissionais no Brasil e, em média, eles ganham pouco mais de um salário mínimo. De acordo com os estudos, a Região Sudeste concentra 41% dos trabalhadores. A pesquisa ainda aponta que os negros representam 66% dos catadores no país.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS