THIAGO FLORES: Audiência pública vai debater incentivos aos produtores de cacau

Thiago Flores ressaltou que o Brasil está no ranking dos dez países que mais produzem cacau no mundo

THIAGO FLORES: Audiência pública vai debater incentivos aos produtores de cacau

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados – CAPADR, aprovou, por unanimidade, na última semana o requerimento nº 106/2023, de autoria do deputado federal Thiago Flores (MDB) que requer a realização de audiência pública conjunta com a Comissão de Desenvolvimento Econômico – CDE, para debater a importância da instituição de um Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Indústria de Beneficiamento Primário da Polpa do Cacau – RECACAU.
 
 
Em defesa do requerimento, Thiago Flores ressaltou que o Brasil está no ranking dos dez países que mais produzem cacau no mundo. Embora a semente do cacaueiro seja originária da floresta amazônica, hoje, a maioria do cacau está sendo produzido nos países africanos. “Cabe ressaltar que nós possuímos a maior porção territorial de origem do Cacau, o que mostra o nosso potencial para produção, comercialização e exportação, não apenas da semente, mas também dos produtos derivados, como é o caso do chocolate”.
 
 
A mais nova pesquisa de Produção Agrícola Municipal (PAM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que o cacau se tornou a segunda cultura permanente com maior área destinada à colheita no estado de Rondônia o que torna o debate extremamente necessário para o desenvolvimento da região e de novas políticas de inovações e incentivos para os produtores.
 
 
“Destaco um estudo recente da Embrapa e instituições parceiras que comprova a expansão sustentável do cacau ter sido extremamente benéfica para a Amazônia, integrando geração de emprego e renda à preservação da floresta. Cito o estado do Pará, que hoje é o maior produtor nacional desse fruto, com um rendimento superior a 50% do total movimentado no País e 70% do cultivo é feito em áreas degradadas, majoritariamente por agricultores familiares e em sistemas agroflorestais”, completou o deputado federal, Thiago Flores, que pretende levar esse debate, também, para a esfera estadual com audiências públicas a serem realizadas na Assembleia Legislativa de Rondônia.
 
 
SOBRE A COMISSÃO DE AGRICULTURA
 
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural – CAPADR - debate e vota temas relacionados à política agrícola e assuntos atinentes à agricultura e à pesca profissional e política e questões fundiárias; reforma agrária; justiça agrária; direito agrário.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS