THIAGO FLORES: Audiência pública vai debater incentivos aos produtores de cacau

Thiago Flores ressaltou que o Brasil está no ranking dos dez países que mais produzem cacau no mundo

THIAGO FLORES: Audiência pública vai debater incentivos aos produtores de cacau

Foto: Assessoria

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados – CAPADR, aprovou, por unanimidade, na última semana o requerimento nº 106/2023, de autoria do deputado federal Thiago Flores (MDB) que requer a realização de audiência pública conjunta com a Comissão de Desenvolvimento Econômico – CDE, para debater a importância da instituição de um Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Indústria de Beneficiamento Primário da Polpa do Cacau – RECACAU.
 
 
Em defesa do requerimento, Thiago Flores ressaltou que o Brasil está no ranking dos dez países que mais produzem cacau no mundo. Embora a semente do cacaueiro seja originária da floresta amazônica, hoje, a maioria do cacau está sendo produzido nos países africanos. “Cabe ressaltar que nós possuímos a maior porção territorial de origem do Cacau, o que mostra o nosso potencial para produção, comercialização e exportação, não apenas da semente, mas também dos produtos derivados, como é o caso do chocolate”.
 
 
A mais nova pesquisa de Produção Agrícola Municipal (PAM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que o cacau se tornou a segunda cultura permanente com maior área destinada à colheita no estado de Rondônia o que torna o debate extremamente necessário para o desenvolvimento da região e de novas políticas de inovações e incentivos para os produtores.
 
 
“Destaco um estudo recente da Embrapa e instituições parceiras que comprova a expansão sustentável do cacau ter sido extremamente benéfica para a Amazônia, integrando geração de emprego e renda à preservação da floresta. Cito o estado do Pará, que hoje é o maior produtor nacional desse fruto, com um rendimento superior a 50% do total movimentado no País e 70% do cultivo é feito em áreas degradadas, majoritariamente por agricultores familiares e em sistemas agroflorestais”, completou o deputado federal, Thiago Flores, que pretende levar esse debate, também, para a esfera estadual com audiências públicas a serem realizadas na Assembleia Legislativa de Rondônia.
 
 
SOBRE A COMISSÃO DE AGRICULTURA
 
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural – CAPADR - debate e vota temas relacionados à política agrícola e assuntos atinentes à agricultura e à pesca profissional e política e questões fundiárias; reforma agrária; justiça agrária; direito agrário.
Direito ao esquecimento
Você confia em quem mistura política com religião?
Como você classifica a gestão do prefeito Isaú Fonseca em Ji-Paraná?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Major Sports Bonus & Tenis

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS