ARIQUEMES: Senador pede à Simone Tebet orçamento para a criação do curso de medicina na Unir

Parlamentar afirma que faculdade de medicina e outros cursos de saúde promoverão o desenvolvimento econômico e social da região

ARIQUEMES: Senador pede à Simone Tebet orçamento para a criação do curso de medicina na Unir

Foto: Assessoria

Desde o início do mandato, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) vem lutando para implantar o curso de medicina no campus na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em Ariquemes. Desta vez o parlamentar rondoniense buscou o apoio junto à ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.
 
 
De acordo o senador, o que pediu à Tebet se refere a questão orçamentária, já que ela é a pessoa que cuida dessa área no governo federal. “Pedi à ministra Simone Tebet a criação de alguns cursos na Unir, dentre eles, o curso de Medicina em Ariquemes, que tem prédios e estruturas já construídas para que funcione. Agora precisamos de uma decisão política do MEC. Garantidos os recursos, não há razão para o MEC não nos atender”, explicou.
 
 
Confúcio Moura lamentou que só existem 50 vagas do curso de medicina pública no estado. “Então, termina que temos muitas faculdades privadas oferecendo estes cursos; isto quer dizer que os filhos de famílias pobres não têm acesso ao curso de medicina”, enfatizou o parlamentar.
 
 
O parlamentar disse que quer abrir na UNIR um percentual de vagas que atenda a lei de cotas para que os alunos das escolas públicas, como negros, quilombolas e indígenas possam ter espaço de formação. Além de deixar uma reserva para que alunos de todo o Brasil possam participar dos vestibulares. “Esse é um trabalho que eu estou fazendo, peregrinado de ministério em ministério até que consiga uma decisão final que é extremamente simples, é barata e é possível. Nesse sentido, o apoio de quem planeja o Orçamento é fundamental”, afirmou.
 
 
O senador que é médico de formação, ressaltou que a ampliação da formação de médicos no estado de Rondônia contribuirá para suprir a carência por profissionais da saúde no estado. Segundo ele, esse impacto positivo na área da saúde refletirá diretamente na qualidade de vida da população, ampliando o acesso de todos os serviços do SUS.
 
 
O curso de medicina e outros na área de saúde em Ariquemes também ajudarão a impulsionar o crescimento econômico e social do Vale do Jamari que é composto por nove municípios, avalia o senador. “A chegada de estudantes universitários e professores trará movimento para a cidade, estimulando a economia regional e fomentando o comércio e os serviços locais. Ariquemes é um polo dinâmico do estado de Rondônia, com forte vocação ao desenvolvimento. Portanto, tem condições de potencializar todos os recursos que são aportados ali”, concluiu.
Direito ao esquecimento
Como você classifica os serviços da Energisa?
Como você classifica a gestão do prefeito Hildon Chaves em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS