ARIQUEMES: Senador pede à Simone Tebet orçamento para a criação do curso de medicina na Unir

Parlamentar afirma que faculdade de medicina e outros cursos de saúde promoverão o desenvolvimento econômico e social da região

ARIQUEMES: Senador pede à Simone Tebet orçamento para a criação do curso de medicina na Unir

Foto: Assessoria

Desde o início do mandato, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) vem lutando para implantar o curso de medicina no campus na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em Ariquemes. Desta vez o parlamentar rondoniense buscou o apoio junto à ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.
 
 
De acordo o senador, o que pediu à Tebet se refere a questão orçamentária, já que ela é a pessoa que cuida dessa área no governo federal. “Pedi à ministra Simone Tebet a criação de alguns cursos na Unir, dentre eles, o curso de Medicina em Ariquemes, que tem prédios e estruturas já construídas para que funcione. Agora precisamos de uma decisão política do MEC. Garantidos os recursos, não há razão para o MEC não nos atender”, explicou.
 
 
Confúcio Moura lamentou que só existem 50 vagas do curso de medicina pública no estado. “Então, termina que temos muitas faculdades privadas oferecendo estes cursos; isto quer dizer que os filhos de famílias pobres não têm acesso ao curso de medicina”, enfatizou o parlamentar.
 
 
O parlamentar disse que quer abrir na UNIR um percentual de vagas que atenda a lei de cotas para que os alunos das escolas públicas, como negros, quilombolas e indígenas possam ter espaço de formação. Além de deixar uma reserva para que alunos de todo o Brasil possam participar dos vestibulares. “Esse é um trabalho que eu estou fazendo, peregrinado de ministério em ministério até que consiga uma decisão final que é extremamente simples, é barata e é possível. Nesse sentido, o apoio de quem planeja o Orçamento é fundamental”, afirmou.
 
 
O senador que é médico de formação, ressaltou que a ampliação da formação de médicos no estado de Rondônia contribuirá para suprir a carência por profissionais da saúde no estado. Segundo ele, esse impacto positivo na área da saúde refletirá diretamente na qualidade de vida da população, ampliando o acesso de todos os serviços do SUS.
 
 
O curso de medicina e outros na área de saúde em Ariquemes também ajudarão a impulsionar o crescimento econômico e social do Vale do Jamari que é composto por nove municípios, avalia o senador. “A chegada de estudantes universitários e professores trará movimento para a cidade, estimulando a economia regional e fomentando o comércio e os serviços locais. Ariquemes é um polo dinâmico do estado de Rondônia, com forte vocação ao desenvolvimento. Portanto, tem condições de potencializar todos os recursos que são aportados ali”, concluiu.
Direito ao esquecimento
Como você avalia a gestão do prefeito Armando em Seringueiras?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Ouro Preto do Oeste tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

A & D HOTEIS LTDA

Alfredo Januth

Bj Meat LTDA

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS