BOLSONARO: TSE retoma nesta terça (27), julgamento que pode o tornar inelegível

Esta será a 2ª sessão do julgamento, 1ª foi adiada semana passada

BOLSONARO: TSE retoma nesta terça (27), julgamento que pode o tornar inelegível

Foto: Isac Nóbrega

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral), retomará nesta terça-feira (27) de junho, o julgamento que pode deixar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível pelos próximos oito anos, caso condenado. O Ministro Benedito Gonçalves começará a sessão com a apresentação do seu voto, as 19:00.  
 
A 1ª sessão ocorreu na última quinta-feira (22) de junho, mas Alexandre de Moraes decidiu adiar o processo porque alguns dos membros do TSE teriam de se ausentar durante a tarde para uma sessão no STF (Supremo Tribunal Federal).  
 
Caso seja necessário, ainda haverá uma 3ª sessão, na próxima quinta-feira (29) de junho, para dar continuidade ao julgamento.
 
 
Entenda: 
 
 
Numa reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho de 2022 transmitida pela TV Brasil, Bolsonaro questionou o resultado das urnas eletrônicas, além de criticar ministros de tribunais superiores.  
 
O ex-presidente é alvo de um processo em que o PDT (Partido Democrático Trabalhista) o acusa de abuso de poder político, uso indevido dos meios de comunicação e conduta vedada por usar bens da administração pública em benefício da campanha eleitoral.  
 
 
Consequências:  
 
 
Se condenado, Jair fica inelegível durante oito anos, sendo assim, fora das eleições municipais de 2024 e 2028 e da eleição nacional de 2026. Condenado à inelegibilidade, o efeito é imediato. Ele poderá recorrer da sentença no próprio TSE.  
 
Futuramente também existe a possibilidade de recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal), desde que o recurso seja aceito pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS