GUAJARÁ-MIRIM: Deputada Lebrinha pede construção de porto flutuante no distrito de Surpresa

Parlamentar tem empreendido em defesa de comunidades distantes, para garantir acesso à políticas públicas e promover mais desenvolvimento

GUAJARÁ-MIRIM: Deputada Lebrinha pede construção de porto flutuante no distrito de Surpresa

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A pedido da deputada estadual, Gislaine Lebrinha (União Brasil), a Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), uniu forças ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para dar continuidade a elaboração do projeto de construção de um porto flutuante no distrito de Surpresa, em Guajará-Mirim. Os órgãos parceiros informam que estão trabalhando para atender a demanda. Após finalizado e aprovado pelo corpo técnico do Dnit, o projeto poderá ser aberto para licitação e futura instalação.  
 
 
Surpresa, distrito de Guajará Mirim, distante 200 quilômetros, é uma comunidade na margem direita do rio Mamoré, onde residem cerca de 3500 pessoas. Sem estradas, o acesso só é possível por barco ou avião. As famílias sobrevivem da pesca, da produção rural e do extrativismo. A pecuária também começa a ganhar o cenário econômico na localidade, com um rebanho que ultrapassa dez mil cabeças de gado. 
 
 
Com o intuito de promover mais cidadania, garantir melhores condições de embarque e desembarque de passageiros e das produções agrícolas da comunidade, a deputada estadual Gislaine Lebrinha está atuando junto à a Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para a implementação de um porto flutuante, com capacidade de atracar pequenas e médias embarcações. O pedido da comunidade chegou até a deputada através do Edmilson Motoboy, liderança na região de Guajará-Mirim, que relatou as dificuldades enfrentadas pelos moradores.
 
 
Para Lebrinha, o porto deverá contribuir com o desenvolvimento e com a entrega de serviços públicos pois “é uma obra que verdadeiramente vai mudar a vida das pessoas. Além de possibilitar o desenvolvimento econômico do distrito, o porto servirá de suporte para os serviços de urgência e emergência em saúde e segurança, que também chegam até a comunidade pelo rio"
 
 
Outras ações da deputada em defesa de comunidades ribeirinhas, como no baixo madeira, na comunidade de Cavalcante, que receberá energia elétrica de qualidade, com a instalação de uma subestação, e na Gleba Rio Preto, onde a deputada mobilizou o município para a reforma da escola local e o retorno das aulas presenciais. No distrito de Porto Murtinho, no Rio São Miguel, a comunidade também será contemplada com um porto para pequenas embarcações.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS