RIO GUAPORÉ: Lebrinha busca parceria para pesquisas sobre invasão do Pirarucu

Pauta foi discutir a possibilidade do início dos trabalhos de manejo sustentável

RIO GUAPORÉ: Lebrinha busca parceria para pesquisas sobre invasão do Pirarucu

Foto: Assessoria

Em reunião, a deputada estadual Gislaine Lebrinha (União Brasil), debateu na manhã da última terça-feira (30) com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) a possibilidade do início dos trabalhos de manejo sustentável do pirarucu no Rio Guaporé. Na Sedam, a deputada foi recepcionada pelo secretário Marco Antonio Lagos, que fez uma apresentação sobre o trabalho que o Estado já realizou em outras regiões para conter invasões do predador.
 
 
Em reunião anterior, realizada com a professora e pesquisadora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Dra. Carolina Dória, e a bióloga Dayana Tamiris Brito a deputada pode entender melhor sobre o cenário da distribuição do pirarucu (Arapaima gigas).
 
 
Segundo a pesquisadora, “anteriormente não havia registro dessa espécie na localidade, hoje os resultados apontam um crescimento da espécie na região, onde com o tempo está se estabelecendo e, reproduzindo-se naturalmente”, alerta. Carolina Doria ressaltou ainda que o pirarucu, assim como outras espécies de porte elevado introduzidos em ecossistemas vulneráveis pelo mundo, pode impactar economicamente e ambientalmente a região ao predar as demais espécies nativas.
 
 
A pesquisadora apresentou resultados sobre a pesquisa que coordenou, também sobre esse processo migratório do pirarucu na região do Rio Madeira, em Porto Velho, no qual o objetivo era para embasar ações de manejo, como forma de equilibrar essa problemática.
 
 
Na Sedam, a pauta foi a união entre a Unir e a Secretaria. A deputada Lebrinha, foi buscar este alinhamento técnico com o objetivo de acelerar o início dos trabalhos de manejo sustentável do pirarucu no Rio Guaporé, possibilitando mais pesquisas e estudos voltados ao entendimento da sua infestação e seu controle adequado.
 
 
Conforme explicou o secretário Marco Antonio Lagos, o estado já desenvolve trabalhos nesse sentido, “como na reserva do Rio Cautário, em parceria com o Ibama, o manejo do Pirarucu, além do equilíbrio ambiental, tem gerado renda e oportunidade para a população local”, ressaltou. Além disso, o secretário sinalizou positivo para uma parceria com a Universidade, e se comprometeu com apoio técnico para início das pesquisas.
 
 
Lebrinha usou da oportunidade para agradecer à Sedam, aos pesquisadores e à vereadora de Costa Marques e se mostrou aberta para mais debates envolvendo o equilíbrio entre economia e meio ambiente no Vale do Guaporé. “Agradeço a doutora Carolina que nos auxilia nessa pauta delicada, de grande importância e para as populações da região do Rio Guaporé, e ao secretário Marco que abraça essa causa com tanto comprometimento”, finaliza.
 
 
O debate contou com a participação e contribuição do excelentíssimo Secretário Estadual de Desenvolvimento Ambiental, Marco Antônio Ribeiro de Menezes Lagos o Secretário Adjunto, Gilmar Oliveira de Souza a Diretora Executiva, Ana Gabriela Rover Freitas da Cunha o Coordenador de Unidades de Conservação, Thales Quintão a Gerente de Unidades de Conservação, Thayla Araújo e a Gerente Regional de Gestão Ambiental de Costa Marques, Jemylly Duarte.
Direito ao esquecimento
Fernando Máximo tem direito a se candidatar a prefeito?
Como você classifica a gestão do prefeito Edvaldo Duarte em Mirante da Serra?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

NICOLE S SANTOS

GLOBAL CRED LTDA

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS