QUEBRA DE DECORO: Câmara de Ariquemes aprova pedido de cassação de ‘Rafael É o Fera’

Parlamentar fez diversos ataques à prefeita Carla Redano e teve pedido de perda do mandato recebido por 9 votos a 2

QUEBRA DE DECORO: Câmara de Ariquemes aprova pedido de cassação de ‘Rafael É o Fera’

Foto: Vereador em um dos seus vídeos, questiona qualidade do material usado pelo Governo do Estado em asfalto feito em Ariquemes - Reprodução de vídeo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O vereador de Ariquemes, Rafael Bento Pereira, conhecido como ‘Rafael É o Fera‘ (Podemos), pode perder o mandato por quebra de decoro parlamentar. A denúncia foi recebida em votação na Câmara por 9 votos a 2 na sessão da última segunda-feira (15).

 

De acordo com a denúncia, o parlamentar fez uma série de ataques e acusações contra a prefeita Carla Redano (Patriota), fugindo totalmente do papel de fiscalizar, com ofensas tanto na tribuna da Câmara quanto em redes sociais.

 

O vereador vem sistematicamente acusando a prefeita, afirmando que ela é ‘corrupta’ e que estaria agindo ‘deliberadamente para criar o caos na saúde do município afim de promover a terceirização dos serviços’.

 

Publicação feita pelo próprio Rafael é o Fera, em que coloca suspeitas infundadas sobre gestão da prefeita Carla Redano; os erros de português são dele mesmo

 

Rafael também alegou em seu perfil no Instagram, que a prefeita estaria superfaturando medições em obras da rodoviária do município. Carla demonstrou que os dados apresentados pelo vereador são distorcidos.

 

A denúncia contra o vereador destaca: “que a imunidade parlamentar não é sinônimo de permissão para a violação de direitos alheios. Não é uma autorização para se dizer o que bem entende sem qualquer consequência. Há que se ter um mínimo de bom senso e comprometimento ético no exercício da função parlamentar e que as manifestações de opinião não sejam de cunho pessoal e digam respeito, sempre, ao exercício do mandato e com foco no interesse público”.

 

Placar da votação onde foi aceita a denúncia contra o parlamentar bolsonarista - Reprodução de vídeo

 

Nos pedidos, destacam-se:

 

a) O recebimento da presente denúncia, para seu regular processamento e julgamento;

 

b) O atendimento integral ao rito estabelecido no Decreto-Lei 201/1967, com a constituição regular da Comissão Processante e abertura do procedimento respectivo, para apurar a responsabilidade do vereador denunciado;

 

c) No mérito, a total procedência das alegações, com a cassação do mandato do denunciado, pela ofensa à dignidade da Câmara e quebra do decoro parlamentar, com fulcro nos arts. 5° e 7°, I, §1°, do Decreto-Lei 201/67, bem ainda no art. 89, I, do Regimento Interno da Câmara Municipal de Ariquemes.

 

Com o recebimento da denúncia pela Câmara, os prazos começam a correr. O vereador alega que ‘tentam lhe calar’ e que essa denúncia seria para evitar que ele concorra à prefeitura nas próximas eleições.

 

Quem é

 

Rafael É o Fera é bolsonarista, e foi o vereador mais votado em Ariquemes nas últimas eleições. Ganhou projeção proferindo ataques contra políticos locais em seu perfil nas redes sociais. Além da prefeita, seu alvo era o senador Confúcio Moura, a quem o vereador chama de ‘esquerdista’ e de ‘lutar contra os interesses do povo de Rondônia’, pelo fato do senador ter criado, quando era governador, diversas áreas de proteção ambiental.

 

Ele também se autoproclamou ‘o fiscal do povo’, e percorria prédios públicos com um colete, onde mostrava de forma sensacionalista os problemas que ele supostamente encontrava pelo caminho.

Nem o ex-governador e atual senador de Rondônia, Confúcio Moura, foi poupado pelo vereador ariquemense - Reprodução de tela

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS