NOTA PÚBLICA: Após cerco, Cláudia de Jesus cobra proteção aos indígenas e demais povos

Manifestação veio após emboscada feito a ativista ambiental Ivaneide Bandeira (Neidinha) e Txai Suruí

 NOTA PÚBLICA: Após cerco, Cláudia de Jesus cobra proteção aos indígenas e demais povos

Foto: Assessoria

Tomei conhecimento pela a imprensa do cerco ou emboscada feito por vários homens, supostamente acusados de serem invasores, no último domingo (14) no Projeto de Assentamento Dirigido (PAD) Burareiro, uma área de terra que está sob litígio na reserva Uru-Eu-Wau-Wau em Rondônia, envolvendo a ativista ambiental Ivaneide Bandeira (Neidinha Suruí) e a indígena Txai Suruí, o artista popular Mundano, documentarista e jornalista inglês, Heydon Prowse. 
 
Diante da situação, demostro preocupação com as possibilidades de ameaças, riscos e mortes envolvendo ativistas, indígenas, protetores dos direitos humanos, trabalhadores rurais e agricultores. O relatório da Comissão da Pastoral da Terra (CPT), entregue ao poder legislativo, mostra o avanço da violência no campo em Rondônia nas últimas décadas. Em 2022, foram onze mortes por conflitos no campo. Em 2023 totalizaram 7 assassinatos.  
 
Diante do cenário de violência manifesto-me solicitando que a Constituição Federal seja respeitada e que autoridades competentes garantam proteção e integridade física dos trabalhadores rurais, indígenas, seringueiros, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas e pescadores. Não é mais admissível que o ser humano tenha seus direitos violados. 
 
 
Porto Velho, Rondônia, 16 de maio de 2023 
 
CLÁUDIA DE JESUS 
Deputada estadual - PT/RO
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS